Título: Pesquisa dá novo fôlego a Serra
Autor: Santos, Leonardo; Rothenberg, Denise
Fonte: Correio Braziliense, 05/07/2010, Política, p. 4

Tucanos afirmam que o empate técnico era previsto nas consultas internas desde o mês passado. Petistas dizem estar tranquilos e lembram crescimento de Dilma

A menos de 24 horas do início oficial da campanha presidencial, uma pesquisa do Ibope divulgada no último sábado deu um fôlego novo para o tucano José Serra. Depois de aparecer com cinco pontos a menos do que Dilma Rousseff (PT) na pesquisa feita do último 23 de junho, os dois candidatos agora estão empatados com 39 pontos cada. A candidata Marina Silva (PV) está em terceiro, com 10% das intenções de votos.

Os tucanos respiraram aliviados com o resultado do último Ibope, uma vez que, internamente, eles dizem ter resultados semelhantes.

¿Sempre trabalhamos com essa previsão de empate técnico ou uma ligeira vantagem.

Desde o mês passado temos essa previsão em nossas consultas¿, comentou o presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra. Os tucanos atribuem essa recuperação nas pesquisas à maior exposição de Serra na televisão.

As entrevistas foram feitas entre 27 e 30 de junho. Antes disso, foram ao ar os programas políticos no rádio e na TV do PSDB, DEM, PPS e PTB, que compõem a aliança tucana. O empate rigoroso entre os dois candidatos marca o início das campanhas oficiais para o Planalto. No Twitter, o aliado do PSDB e presidente do PTB, Roberto Jefferson, reconheceu a acirramento na disputa: ¿A disputa será duríssima.

Palmo a palmo¿.

De acordo com a pesquisa, a corrida está tão apertada que até em um segundo turno os dois candidatos seguem empatados: 43% para cada. Na divisão dos votos de Marina Silva, a candidata petista consegue uma ligeira vantagem em cima do tucano. Dilma fica com 35% dos votos do PV, enquanto Serra tem 34%.

Petistas tranquilos Embora a campanha comece oficialmente amanhã, as propagandas de rádio TV só vão ao ar a partir do próximo 17 de agosto.

Mas os dois candidatos já começaram a preparar, neste fim de semana, as campanhas que serão veiculadas na televisão em agosto.

Os petistas demonstraram tranquilidade com o resultado de ontem, mesmo perdendo a vantagem registrada na última pesquisa.

Na avaliação do líder do Governo na Câmara, Cândido Vaccarezza, não só Ibope como as demais pesquisas mostram uma queda do candidato tucano. ¿Elas mostram um crescimento consistente de Dilma e a queda de Serra. Nas últimas, a queda de Serra teve uma pausa, mas a Dilma segue crescendo¿ afirma.

Para Vaccarezza, o ponto mais importante é a pesquisa espontânea. Neste caso, Dilma está com cinco pontos na frente de Serra. A petista fica com 22% das intenções de votos, enquanto o tucano está com 17%. Marina Silva tem apenas 4%. Um dado curioso é que 12% dos entrevistados afirmam que votariam em Lula, mesmo que ele não possa se candidatar novamente.

A imagem do presidente Lula está em alta, de acordo com a pesquisa. Segundo o Ibope, 76% dos entrevistados avaliaram com o ótimo o governo Lula.

O presidente já deu sinais de que pode concentrar a sua agenda nos três principais colégios eleitorais do país na reta final das eleições: São Paulo, Rio e Minas. Os três estados representam 40% do eleitorado brasileiro, o que corresponde a 53 milhões de eleitores.

Essa estratégia deve ser adotada também pelo candidato tucano, mas já no início das propagandas eleitorais na TV.

Outro ponto que aponta vantagem de Dilma em relação a Serra é o índice de rejeição entre os entrevistados. Serra aparece com 32% de rejeição, enquanto Dilma tem 28%. Já a candidata Marina Silva alcança 35% de rejeição entre os eleitores.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número 17245/2010. Foram entrevistados 2.002 eleitores, entre 27 e 30 de junho. A margem de erro é de dois pontos para mais e para menos. A candidata Dilma Rousseff concentra a agenda hoje em São Paulo, onde se reúne com empresários e lideranças políticas do estado.

Até o fechamento da edição de ontem o jornal não teve informações da agenda de José Serra e de Marina Silva.