Título: Novo fundo ambiental vai atuar na Amazônia
Autor: Fariello , Danilo
Fonte: Valor Econômico, 06/05/2010, Brasil, p. A2
A Vale, o BNDES e os fundos de pensão da Caixa Econômica Federal (Funcef) e da Petrobras (Petros) lançaram ontem um dos maiores fundos de reflorestamento do país. Com patrimônio inicial de R$ 605 milhões, os recursos serão destinados à empresa Vale Florestar S.A., cuja estruturação financeira vai ser gerida pela Global Equity Administradora de Recursos.
O fundo vai promover o reflorestamento para a preservação do ambiente e para a atividade industrial e gerar cerca de 4 mil empregos diretos e 3 mil indiretos. Dos 450 mil hectares de floresta que o fundo pretende plantar até 2012, 150 mil serão para o plantio de florestas industriais (sendo 120 mil para eucaliptos) e 300 mil para proteção e recuperação das florestas nativas.
O presidente da Vale, Roger Agnelli, disse que a ideia do fundo surgiu da necessidade de acelerar o processo de reflorestamento que a Vale vem desenvolvendo na região amazônica desde 2007, em fazendas já degradadas por meio de arrendamento. "Este é um exemplo bem sucedido de projeto social com retorno econômico. Hoje, já plantamos no Pará uma árvore por habitante e nossa meta é que seja plantada uma árvore para cada brasileiro", disse. (Agências noticiosas)