Título: Vale tem interesse em participar de Belo Monte
Autor: Fariello , Danilo
Fonte: Valor Econômico, 06/05/2010, Brasil, p. A2

O presidente da Vale, Roger Agnelli, revelou que a empresa não foi convidada para participar do consórcio vencedor do leilão de Belo Monte, mas afirmou que teria interesse em participar do empreendimento como autoprodutor, caso pudesse adquirir energia a R$ 77 o Megawatt-hora, preço vencedor do leilão no mês passado. A Vale integrava o consórcio que foi derrotado no leilão.

"A gente já fez o que tinha que fazer em Belo Monte. Se formos convidados, vamos estudar as condições (que forem apresentadas)", disse Agnelli, confirmando que a companhia tem interesse em analisar outros projetos hidrelétricos que venham a ser leiloados.

Perguntado sobre a possibilidade de a Vale participar dos certames de hidrelétricas no rio Tapajós, o executivo lembrou que as unidades teriam a vantagem de ficar perto de regiões onde a mineradora tem operações.

"O que vier de licitação hídrica, vamos olhar", assegurou. "A Vale é a maior consumidora de energia do Brasil e quanto mais energia tivermos, melhor para nós e para o Brasil", acrescentou.

Ontem, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) destacou que cinco hidrelétricas deverão ser licitadas no rio Tapajós até 2014.