Título: Correntistas on-line
Autor: Caprioli, Gabriel
Fonte: Correio Braziliense, 06/07/2010, Economia, p. 17

Clientes de bancos estão partindo com tudo para a internet. Mais de 30% deles já usam o computador como meio de acesso às contas

A velocidade do avanço tecnológico e a falta de tempo, próprios da era moderna, têm alterado o relacionamento dos usuários com os bancos. A movimentação bancária pela internet superou pela primeira vez o acesso aos caixas eletrônicos e representou 30,6% de todas as transações bancárias no ano passado. Estudo divulgado pelo Banco Central mostra que foram realizadas 8,365 bilhões de transações on-line contra 8,133 bilhões nos terminais eletrônicos. A rede de autoatendimento, que inclui o sistema internacional de computadores, os ATMs, as centrais de atendimento e os celulares, foi responsável por 66,7% de todas as transações.

O analista de suporte Luiz Carlos Crocco é o exemplo claro da realidade captada pelo BC. Ele adotou a internet como principal canal de relacionamento com os três bancos nos quais mantém conta. ¿Faço 100% das minhas transações pelo computador.

Não importa se preciso fazer transferências ou pagar contas, só uso a internet. Há quase 15 ou 20 anos nem piso em uma agência bancária¿, afirmou. Apesar de já ter tido problemas com fraudes, ele confia nos sistemas de segurança dos bancos. ¿Já desapareceu uma quantia da minha conta, mas provei que não era movimentação minha e o banco me ressarciu antes mesmo de verificar o problema¿, lembrou.

chefe do departamento de Operações Bancárias e Sistemas de Pagamento do BC, José Antônio Marciano, atribuiu a liderança desse canal à facilidade de acesso, principalmente pelos jovens.

¿Eles preferem, até porque já usam a internet para outros serviços, como, por exemplo, a pesquisa¿, comentou. Com isso, o uso de cheques apresentou queda de 8,2% em 2009, mas o valor médio das operações aumentou de R$ 835 para R$ 884. Já o uso dos cartões de crédito e de débito aumentou quase 10%, passando a representar 62,3% dos pagamentos sem a utilização de dinheiro.

A Cielo e a Redecard processaram 61% das transações com cartões no varejo.

Geração Y Segundo o consultor Edson Fregni, da Sciere Consultores Associados, o aumento da internet nas operações bancárias é reflexo de uma mudança cultural. ¿A web está cada vez mais presente na vida das pessoas. A geração Y foi quem a criou e a usa com naturalidade.

Acaba contaminando os mais velhos, com filhos ensinando pais, disseminando seu uso¿, avaliou.

Segundo o BC, o número de acessos pelo home banking aumentou 15% em 2009, em comparação com o ano anterior, enquanto o valor dessas transações cresceu 18% e somou R$ 7,309 trilhões. O crescimento desse canal de atendimento fica mais evidente na comparação com um período mais longo. Entre 2004 e 2009, o volume de operações bancárias pela internet cresceu 289% e deve continuar aumentando em função de novos serviços eletrônicos que vêm sendo criados.

Em outubro do ano passado, os bancos criaram o chamado Débito Direto Autorizado (DDA).

De acordo com o BC, até o final do ano passado, 2,5 milhões de clientes já estavam cadastrados no serviço, o que representa 3,3% das contas ativas no país. Desse total, 80% são de pessoas físicas.

Segurança Dificuldades na hora de instalar os programas de segurança e ferramentas exigidas por alguns bancos ainda impedem alguns usuários de utilizar o serviço pela internet. É o caso da estilista Brunna Machado, que considera um retrocesso ainda ter que frequentar as agências bancárias, mas não vê outra saída. ¿Ficou tudo tão complexo, que acabei deixando de lado. Além disso, os módulos de segurança davam mensagens de erro. Não vou usar um programa no qual não confio¿, destacou.

Para Fregni, a desconfiança não se justifica. ¿É certo que o canal é muito mais seguro do que muitos reconhecem. Nesses casos, quanto mais as pessoas passam a conhecer, melhor a realidade se revela¿, pontuou. O consultor destaca ainda que os usuários estão aprendendo, aos poucos, a se protegerem, o que melhora a eficiência do serviço. ¿As vulnerabilidades nesse canal acontecem na ponta do cliente, uma vez que os sistemas dos bancos são muito seguros¿, concluiu.