Título: Oito na corrida ao Buriti
Autor: Tahan, Lilian
Fonte: Correio Braziliense, 06/07/2010, Cidades, p. 25

Além de Agnelo Queiroz e Joaquim Roriz, que representam as maiores coligações, com 11 e nove legendas, respectivamente, a disputa pelo GDF terá outros seis concorrentes. Partido Comunista Brasileiro registrou sua chapa após o prazo estipulado pelo TRE

Os candidatos a cargos políticos no Distrito Federal deixaram para fazer o registro da candidatura às eleições de outubro minutos antes do prazo final estipulado pelo Justiça Eleitoral.

Ontem, até uma hora antes do encerramento do prazo, previsto para as 19h. apenas metade das oito chapas que pretendem concorrer ao Executivo local haviam passado pelo plenário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), local onde era protocolado o registro.

Uma delas, a do Partido Comunista Brasileiro (PCB), corre o risco de ficar fora da disputa. Representantes da sigla chegaram cerca de 20 minutos depois do tempo expirado. Argumentos como a dificuldade para juntar todos os documentos exigidos e até engarrafamento no Eixo Monumental foram usados como justificativas para os atrasos.

Apenas o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) solicitou ao TRE o registro de seus candidato às eleições de 2010 com antecedência, na última sextafeira. Os demais concorrentes deixaram para fazer o pedido ontem.

Os candidatos a governador do DF fizeram questão de marcar presença no TRE, com exceção de Frank Svensson (PCB), que está viajando. Os principais nomes da corrida ao Palácio do Buriti, Agnelo Queiroz (PT) e Joaquim Roriz (PSC), protocolaram as candidaturas a menos de trinta minutos do fim do prazo. Roriz chegou primeiro que Agnelo e cruzou o adversário no hall de entrada, quando deixava a sede do TRE. Os dois candidatos se cumprimentaram cordialmente, mas sem trocar palavras (leia textos abaixo).

Ontem, a movimentação no plenário da Corte começou por volta das 15h40, com a chegada do PSol. O candidato ao governo, Toninho do PSol, contou com o apoio da militância, que acompanhou o político. No entanto, no plenário, só era a permitida a entrada de cinco representantes de cada partido.

¿O que nós sentimos é que o povo de Brasília quer mudança, por isso estou confiante que o partido vai crescer muito durante a campanha¿, disse Toninho, apósentregar a documentação.

O Partido da Causa Operária (PCO) foi a segunda sigla a se apresentar ontem à Justiça Eleitoral.

¿A gente não tem a ilusão de vencer as eleições. Mas nós queremos crescer e mostrar a nossa postura em defesa da classe oprimida¿, alegou o candidato a governador pelo partido, Ricardo Machado. Às 17h30, foi a vez da coligação Quero Mudar, formada pelo Partido Social Liberal (PSL) e pelo Partido Trabalhista Nacional (PTN), registrar as candidaturas.

Além da chapa ao governo local, a coligação apresentou dois nomes ao Senado, 53 à Câmara Legislativa e sete à Câmara dos Deputados.

¿A nossa proposta é voltada para pessoas. O que a gente vê hoje em dia é só promessas de obras.

A nossa proposta é investir no ser humano¿, defendeu Newton Lin (PSL), candidato a governador.

O Partido Verde (PV) chegou quando passava um pouco das 18h. O partido, que pela primeira vez vai sair com candidatopróprio ao Buriti , vai investir alto na briga: R$ 20 milhões, de acordo com a previsão entregue ao TRE. ¿Nós vamos lutar para vencer as eleições. Trabalhar não só para sustentabilidade ambiental, mas também social¿, discursou Eduardo Brandão, candidato a governador pelo PV.

Atraso Uma hora depois, às 18h30, Joquim Roriz (PSC) e aliados chegaram ao TRE. Antes, o PSDB já havia registrado de forma separada os candidatos as câmaras Legislativa e Federal. Com a chegada da tropa de Roriz, o plenário do TRE, com capacidade para 76 pessoas sentadas, ficou lotado. Um dos seguranças da Corte precisou pedir para aqueles que não fossem candidatos para deixar o plenário. Faltando 10 minutos para as 19h, a coligação liderada pelo candidato a governador Agnelo Queiroz (PT) também chegou ao TRE.

Às 19h, a porta da Corte foi fechada. Ainda assim, quase meia hora depois, representantes do Partido Comunista Brasileiro (PCB) chegaram com os documentos para registar as candidaturas de seus candidatos.

¿Peguei um engarrafamento terrível no Eixo Monumental, por isso não deu para chegar a tempo¿, alegou o vice-presidente do partido, Teodoro Antônio da Cruz Filho. O candidato a governador pelo partido, Frank Svesson, foi o único dos concorrentes ao Palácio do Buriti que não compareceu ao TRE.

O diretor-geral do TRE, Fábio Moreira, informou que, apesar do atraso, a candidatura foi registrada. Agora, apenas o juíz poderá indeferi-la. O TRE tem até o dia 8 deste mês para disponibilizar a lista dos candidatos às eleições de outubro. A partir da publicação dessa lista, passa a correr o prazo de cinco dias para a impugnação das candidaturas.

Controle na internet

Com o início da campanha eleitoral, aberta oficialmente hoje, o site do jornal ¿ www.correiobraziliense.com.br ¿ está obrigado a seguir as determinações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em relação à cobertura da internet.

De acordo com a Lei 9.504/1997 e a Resolução nº 23.191/TSE, é vedada a veiculação, na internet, de qualquer tipo de propaganda eleitoral (paga ou gratuita). Fica, portanto, proibida a veiculação de comentários postados por internautas que caracterizem apoio ou propaganda eleitoral, positiva ou negativa, a candidatos. A mesma regra é válida para as manifestações publicadas nos blogs do site do Correio.