Título: Roriz não teme a Ficha Limpa
Autor: Tahan, Lilian
Fonte: Correio Braziliense, 06/07/2010, Cidades, p. 25

A menos de seis horas do fim do prazo de registro das candidaturas para as eleições de outubro, a chapa do candidato a governador Joaquim Roriz (PSC) fechou os nomes que concorrerão aos cargos públicos em outubro próximo.

A dúvida girava em torno das vagas de suplente de senador.

Mas prevaleceu a vontade de Roriz.

O PSDB apoiava Márcio Machado, presidente do partido, e Antônio Barbosa, da executiva tucana, para a suplência da candidata ao Senado Maria de Lourdes Abadia (PSDB). Osório Adriano (DEM) e Pastor Egmar (PTdoB), no entanto, ganharam o direito de representar a legenda no pleito. O suplente do candidato à segunda vaga ao Senado pela coligação, deputado federal Alberto Fraga (DEM), segundo a vontade da cúpula do PSDB, seria o dono da empresa de materiais de construção Cimfel, João Batista Machado (PMN). Mas os substitutos dele serão Ana Kubitschek (DEM) e Paco Britto (PTdoB).

A escolha dos nomes foi consolidada em um almoço realizado ontem à tarde, na casa de Joaquim Roriz. Abadia, Fraga e deputados distritais de ambos ospartidos participaram do encontro, que durou mais de duas horas.

Insatisfeito com a situação, um político tucano chegou a ir à reunião disposto a brigar. Mas depois de conversar com o candidato a governador e tirar foto ao lado dele, amenizou o tom.

¿Acabaram as brigas. O governador impôs a vontade dele e todos aceitaram¿, disse, ao sair da casa.

Durante o resto da tarde, os candidatos ao governo pela coligação PSC, PSDB e DEM prepararam a documentação para o registro.

Por volta das 18h30, Roriz, Abadia e Fraga chegaram em carros separados ao Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF).

Retroatividade Roriz disse estar confiante com a campanha eleitoral. ¿Entrei na disputa para ganhar.

Não teremos mais vergonha de ter uma placa de Brasília em nossos carros¿, declarou, logo na entrada. Questionado sobre a possível impugnação da candidatura em razão da Lei da Ficha Limpa, o candidato ao governo afirmou não temer a perda do direito de disputar o pleito.

Os advogados do partidodeverão se apoiar principalmente no argumento da retroatividade.

A nova lei afirma que estão inelegíveis os candidatos que, no passado, renunciaram a um cargo eletivo para escapar de processo de cassação.

Segundo a assessoria de imprensa de Roriz, quando o parlamentar abriu mão de ser senador, em 2007, não havia normas de punição para a renúncia. À época foi protocolada uma representação contra o então senador por conta da revelação de conversas na qual ele discutia a partilha de um cheque de R$ 2,2 milhões com o então presidente do BRB, Tarcísio Franklim de Moura.

Hoje, Roriz se reunirá com os companheiros de chapa para tirar as fotos oficiais de campanha. A disputa nas ruas deve começar a partir desta próxima quinta-feira. Entrei na disputa para ganhar. Não teremos mais vergonha de ter uma placa de Brasília em nossos carros¿ Joaquim Roriz, Candidato do PSC ao Governo do DF.