Título: Unifesp cresce em São José dos Campos em sintonia com a demanda das empresas
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 15/03/2010, Brasil, p. A6
AUniversidade Federal de São Paulo (Unifesp) está expandindo as suasatividades em São José dos Campos (SP), com a construção de um terceirocampus no município e a implementação de novos cursos de graduação epós-graduação. A primeira etapa do projeto de expansão da Unifesp, quecontempla a construção de um prédio de 15 mil metros quadrados noParque Tecnológico da cidade, vai consumir um investimento de R$ 27milhões.
Aprefeitura de São José doou uma área de 126 mil metros quadrados para aUnifesp construir suas novas instalações que, de acordo com o reitorWalter Manna Albertoni, devem ficar prontas em 2011. "A partir dopróximo ano estaremos abrindo 150 vagas para o curso de bacharelado emciência e tecnologia e em cinco anos a nossa previsão é que o número dealunos passará dos atuais 600 para 1.350", ressalta.
Ocurso de bacharelado em ciência e tecnologia, segundo o reitor, terácomo foco inicial as áreas de engenharia de produção, materiais,biomedicina e energia, escolhidas de acordo com pesquisa de demanda naregião. "Existe uma grande procura por mão de obra especializada paraessas áreas de empresas como a Vale Soluções em Energia (VSE) e a Embraer", comenta o prefeito de São José dos Campos, Eduardo Cury.
Segundo o prefeito, o grupo J. Macedo,uma das maiores empresas de alimentos do país e que já está presente emSão José dos Campos com a marca de massas Petybon, pretende instalarquatro fábricas no município, um centro de pesquisa em alimentação etambém um centro de distribuição. "A Unifesp terá um papel importantena formação de profissionais para atender ao crescimento das atividadesindustriais do município", diz.
Apartir de 2014, segundo o reitor da Unifesp, a previsão é que entrem emfuncionamento os cursos de engenharia biomédica, engenharia demateriais, engenharia de controle e automação e energia. Em 2015 estãoprevistos os cursos de engenharia de produção, engenharia mecânica eengenharia física.
Oprojeto de expansão da Unifesp em São José dos Campos prevêinvestimentos de R$ 40 milhões até 2014 e a contratação de 83professores e 57 profissionais para as áreas técnica e administrativa.Segundo o diretor do campus, Luiz Leduíno de Salles Neto, as obras donovo prédio começam em um ano e a primeira etapa deve estar concluídaaté o fim de 2011.