Título: Governo investiga dumping na venda de caminhões chineses
Autor: Moreira , Assis
Fonte: Valor Econômico, 18/05/2010, Brasil, p. A3
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) suspeita que a China está vendendo caminhões com guindastes no Brasil a preços deslealmente baixos e começou a coletar dados para decidir se abre uma investigação antidumping, em mais uma ação refletindo a crescente preocupação do governo com a concorrência de Pequim.
O MDIC constata que os chineses estão exportando para o Brasil veículos com guindaste a um preço, depois do frete e outras despesas, que chega a ser menor do que o custo de um caminhão fabricado no Brasil. O Brasil é um dos grandes produtores de caminhões, com 180 mil unidades por ano, mas a importação procedente da China está aumentando, vitaminada pelos preços.
"O problema (para o Brasil) é a China, com sua vantagem competitiva com custo menor e formação de preços que não tem nada a ver com economia de mercado", disse o ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, em Madri, onde segue a Cúpula União Europeia-América Latina. "A China é um problema que tem de se enfrentar, não adianta tapar o sol com a peneira", disse. Segundo ele, o problema não é especificamente a exportação chinesa para o mercado brasileiro, e sim sua concorrência na América do Sul e África, onde o Brasil perde fatias de mercado.
"Em alguns países, as exportações chinesas aumentaram até 400%", disse Jorge. Na mesma linha, Carlos Mariani, representante da Confederação Nacional da Indústria (CNI), disse na Cúpula Empresarial UE-America Latina que o temor brasileiro é com a China e não com a indústria europeia.
Para Jorge, a atenção tem de ser redobrada sobre as importações, como as procedentes da China. Ele disse que o MDIC vai atuar mais em cooperação com o Ministério da Fazenda e Receita, para atacar não apenas dumping, como também subfaturamento e aumentar a fiscalização. A China atualmente é alvo do maior número de investigações antidumping por parte do Brasil, uma situação similar ao que ocorre globalmente.