Título: PT e PMDB já disputam Beto Albuquerque
Autor: Ulhôa , Raquel
Fonte: Valor Econômico, 18/05/2010, Política, p. A6

O pré-candidato do PSB ao governo do Rio Grande do Sul, deputado federal Beto Albuquerque, desistiu ontem de concorrer ao cargo e deflagrou uma corrida entre os interessados em seu apoio na eleição de outubro. O pré-candidato do PT, Tarso Genro, já avisou que a contrapartida a um eventual acordo pode incluir o apoio dos petistas na disputa pela Prefeitura de Porto Alegre em 2012. Ao mesmo tempo, o senador Pedro Simon, presidente estadual do PMDB, afirmou que Albuquerque pode ocupar uma das vagas para o Senado na chapa de José Fogaça "na hora em que ele quiser".

Segundo Genro, uma negociação em torno da cabeça de chapa em Porto Alegre em 2012 entre o PT, o PSB e o PCdoB (que pode acompanhar os socialistas na futura aliança) é "perfeitamente possível". Ele lembrou que nas últimas disputas para a prefeitura e para o governo do Estado o PT sempre esteve à frente na composição das chapas da "Frente Popular", mas afirmou que daqui para frente essa deixa de ser uma condição "preliminar" na relação com os partidos "parceiros".

Pelo lado do PMDB, logo depois da entrevista na qual Albuquerque comunicou a decisão Simon disse que ele próprio e Fogaça, pré-candidato do partido ao governo gaúcho, estavam tentando entrar em contato com o deputado para conversar sobre um possível acordo. De acordo com o senador, o socialista poderia concorrer tanto à reeleição à Câmara quanto ao Senado numa aliança com o PMDB, que já tem o PDT com a vaga de vice-governador na chapa majoritária.

O deputado decidiu abandonar a disputa pelo Palácio Piratini porque não conseguiu montar a "frente ampla" que pretendia apresentar como alternativa à rivalidade local entre o PT e o PMDB e como opção ao PSDB, que governa o Estado com Yeda Crusius. A intenção era atrair o PP, mas o partido deve fechar com os tucanos, e ainda com o PTB, que vem insistindo na tese da candidatura própria. Com isso, Albuquerque só havia obtido o apoio do PCdoB.

"Apostamos numa frente ampla, mas não conseguimos êxito e ficamos um pouco enfraquecidos", afirmou o deputado, que agora pretende concorrer à reeleição na tentativa de reforçar a legenda do partido. Apesar dos prazos apertados, ele afirmou que as direções do PSB e do PCdoB vão definir juntas, "sem pressa", o melhor caminho a seguir na eleição para o governo estadual. Conforme a deputada federal Manuela D " Ávila (PCdoB), os dois partidos terão "calma" na análise das alternativas.

Na última pesquisa feita no Estado, pelo instituto Datafolha no fim de março, Albuquerque obteve 3% das intenções de voto. Genro somou 31% contra 30% de Fogaça no cenário com o deputado no páreo, enquanto sem o socialista o petista alcançou 34% e o pemedebista, 33%.