Título: Serra e Dilma em duelo verbal
Autor: Campbell, Ullisses; Almeida, Daniela
Fonte: Correio Braziliense, 08/07/2010, Política, p. 2

Críticas mútuas dominam o discurso dos dois principais candidatos ao Planalto, que adotaram ontem o estado de São Paulo como palco

São Paulo ¿ No segundo dia da corrida oficial ao Planalto, os dois principais candidatos partiram para o ataque. Primeiro, José Serra (PSDB), em caminhada pelo centro de Jundiaí, a 60km de São Paulo, disse que a petista é despreparada porque assinou o programa de governo sem ler. A ex-ministra deu o troco, lembrando que o tucano entregou o governo de São Paulo em março em meio a uma crise na Educação. Nos bastidores, Serra comentou com aliados que Dilma é tão ¿neófita¿ que gagueja quando faz discursos, como ocorreu em Porto Alegre, anteontem, no lançamento oficial de sua campanha.

Desde que a coordenação de campanha petista trocou as diretrizes para o programa de governo que haviam sido protocoladas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no início da semana, os tucanos se aproveitaram. ¿Você não assina um programa assim sem dar uma olhada¿, disparou Serra.

O tucano chegou a especular que Dilma leu todo o documento, mas inventou a desculpa de não ter lido para retirar os temas controversos do papel. ¿Acho que o propósito era entregar aquele mesmo. Não foi entregue outra versão. Foi entregue uma versão trabalhada para tirar os pontos polêmicos e que são autenticamente ideias do PT. A própria Dilma, quando foi ministra, assinou várias dessas propostas para o presidente Lula e está lá encaminhado¿, acusou o candidato. O texto original fazia referências, por exemplo, a controle social da mídia e taxação de grandes fortunas, itens tirados do segundo documento.

O discurso de Dilma no centro de São Paulo também foi pautado por ataques ao adversário. ¿Não é justo que uma cidade que escolheu um colégio como principal ponto trate os professores desse jeito¿, disse, referindo-se ao Pátio do Colégio, marco inicial da cidade de São Paulo.

O outro instrumento de briga dos candidatos é o Bolsa Família. O PT espalha que, se eleito, o tucano acabará com o benefício. Serra garante que vai duplicá-lo e que o programa teve início no governo de Fernando Henrique Cardoso. ¿O Bolsa Família tem de atingir tantas famílias quanto necessitarem. Não se trata de duplicar. É ampliar a cobertura a quem precisa de forma sistemática, responsável, e não de forma eleitoral¿, disse Dilma.

Sobre o programa de governo assinado sem ler, a candidata disse que Serra faz ¿barulho por nada¿. ¿Não somos perfeitos. Erramos¿, justificou a ex-ministra de Lula. Em Jundiaí, Serra teve de enfrentar um protesto de professores. Educadores carregavam uma faixa onde se lia ¿Serra mente¿. Segundo o professor Anderson Grange, 31, ele preparou o protesto assim que soube da visita do candidato. ¿Não deu para chegar perto porque os seguranças dele são violentos¿, criticou.

"O Bolsa Família tem de atingir tantas famílias quanto necessitarem. Não se trata de duplicar"

Dilma, em resposta à promessa de Serra, de duplicar o número de atendidos pelo programa social