Título: Concessionárias avançam na região
Autor: Inacio, Alexandre
Fonte: Valor Econômico, 27/05/2010, Agronegócio, p. B14

De Luís Eduardo Magalhães

Uma das primeiras visões identificadas por quem chega a Luís Eduardo Magalhães de carro, vindo de Brasília pela BR-020, é um grande logo da americana John Deere no alto de uma concessionária. O que não se imagina é que a Agrosul, grupo nascido em Barreiras, mas que hoje tem sede em Luís Eduardo e conta com outras três lojas, tenha se tornado uma das cinco maiores revendas da marca na América do Sul justamente por focar sua atuação no oeste baiano e em algumas regiões dos Estados de Maranhão, Piauí e Tocantins.

Com 15 anos de vida, o grupo é um dos poucos no Brasil a atender todos os padrões mundiais da John Deere e é considerado pela própria direção da montadora como uma das mais importantes revendas da marca na região do "Mapito" - e a número um na Bahia. Esse foi um dos motivos que levaram Olmiro Flores de Oliveira, um dos sócios da Agrosul, à Alemanha na semana passada para ser premiado pela montadora.

A Agrosul é o resumo de todo o aquecimento que existe hoje no oeste baiano e no Mapito. "O mercado se aqueceu muito rapidamente nos últimos anos. Estamos sendo obrigados a trazer mão de obra de outros Estados para trabalhar e nos esforçando para capacitar essas pessoas. Muitas vezes perdemos funcionários para clientes", afirma David Teixeira Junior, coordenador de vendas da Agrosul.

Os números de vendas da empresa dão uma ideia de como a demanda avançou nos últimos anos. Em 2006, no auge da crise do agronegócio, praticamente não se vendeu nada naquele ano. Um ano depois, foram comercializados pela Agrosul 70 tratores e 80 plantadeiras, em números redondos. Apenas em 2009, as vendas de tratores foram multiplicadas por três, cerca de 100 plantadeiras foram entregues e 48 colheitadeiras de grãos negociadas em 2009.

"Temos clientes que pagam à vista. As primeiras máquinas até foram financiadas, mas com o grau de profissionalismo que se vê por aqui hoje em dia a atividade é lucrativa e suficiente para compras no ato. E não é só um ou dois", afirma Teixeira Junior.

E não é por acaso que toda a região do Mapito-BA é um dos principais polos de expansão da própria John Deere. Atualmente com 13 revendas nos quatro Estados, a empresa tem programada a inauguração de uma loja por mês até o final deste ano, elevando para 20 o número de concessionários na região. Nos últimos 60 dias duas novas revendas foram inauguradas, sendo uma em Imperatriz (MA) e outra em Araguaína (TO).

"Essa é uma região que demanda elevado grau de tecnologia. Como a mão de obra qualificada é algo escasso, os produtores investem em tecnologia para reduzir o número de máquinas em operação, mas utilizando todo o seu potencial. Até máquinas com piloto automático são vendidas nesses Estados, o que torna a região um campo fértil para aplicação tecnológica", afirma Werner Santos, diretor comercial da John Deere. (AI)