Título: Ministério Público Eleitoral pede mais três multas a Lula
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 01/06/2010, Política, p. A6

O Ministério Público Eleitoral pediu, ontem, ao Tribunal Superior Eleitoral a aplicação de mais três multas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff. Lula já foi condenado a pagar quatro multas e Dilma, duas.

Dessa vez, o MP questionou a participação de ambos em eventos em comemoração ao Dia do Trabalho. O DEM ingressou com três representações e a vice-procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau, concluiu que o tribunal deve multar Lula em todas. Uma representação questiona a participação de Lula e Dilma em evento promovido pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Para Cureau, Lula formulou discursos enaltecendo o governo, comparou a sua gestão com governos passados e atrelou suas realizações à atuação de Dilma na Casa Civil.

Na segunda representação, Cureau concluiu que Lula, Dilma e o deputado Paulo Pereira da Silva (PT-SP) fizeram campanha antecipada durante evento realizado pela Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB). A procuradora disse que houve propaganda subliminar, pois Lula se referiu a Dilma como "pessoa capaz de dar prosseguimento às ações políticas de seu governo". Paulo Pereira também teria participado da campanha antecipada.

Por fim, Cureau pediu a aplicação de multa contra Lula por conta do pronunciamento oficial transmitido, em 29 de abril, em cadeia nacional de rádio e televisão. Para ela, ao falar sobre o Dia do Trabalho, Lula enalteceu realizações de seu governo e transmitiu a ideia de que deseja a continuidade do modelo adotado. O presidente afirmou que os brasileiros têm em mãos "um passaporte para o futuro" e não podem "desperdiçar essa chance". Os três casos devem ser julgados pelo TSE. (JB)