Título: Cai volume de produção da indústria de SP
Autor: Santos , Chico
Fonte: Valor Econômico, 08/06/2010, Brasil, p. A4

, de São Paulo

O indicador de volume de produção da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) registrou em abril 49,4 pontos, ante os 66 pontos de março. O resultado ficou abaixo do índice nacional de 51 pontos e próximo ao patamar de equilíbrio de 50 pontos.

Segundo o levantamento, todos os portes de indústrias tiveram quedas em abril, mas o maior impacto ocorreu entre as de menor porte. A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) efetiva em relação à usual atingiu 47,8 pontos. Com 44,3 pontos, as pequenas empresas foram mais uma vez as maiores responsáveis pelo recuo do índice.

No indicador de estoque efetivo em relação ao planejado, o desempenho foi de 45,9 pontos, ante os 48,1 pontos de março. De acordo com a entidade, o dado revelou estoque abaixo do planejado.

Apesar disso, os empresários estão otimistas com as perspectivas para os próximos seis meses em relação à demanda e às compras de matérias-primas, mas reticentes quanto ao futuro das exportações.

O indicador de expectativas de demanda apurou 62,5 pontos em abril, com estabilidade das pequenas indústrias e recuo das médias e grandes. Já o indicador de compra de matérias-primas alcançou 60,0 pontos. Em relação às vendas externas, a indústria paulista apontou recuo, registrando 49,9 pontos em abril, ante 51,0 em março.

"Apesar de um resultado menos expressivo em abril, se comparado com o mês anterior, a indústria paulista mostra relativa estabilidade da atividade no curto prazo. E as expectativas para os próximos seis meses permanecem otimistas", informou a Fiesp.