Título: Lupi espera mais 280 mil vagas em maio
Autor: Santos , Chico
Fonte: Valor Econômico, 08/06/2010, Brasil, p. A4

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, afirmou ontem que espera para maio a criação de cerca de 280 mil vagas formais, próximo do melhor resultado para o mês, que foi de 290 mil vagas, em 2004. Ele voltou a afirmar que o volume de empregos formais criados este ano deve atingir 2,5 milhões. Entre janeiro e abril, as 955 mil vagas com carteira praticamente atingiram o 1 milhão de postos contabilizados em todo o ano passado.

O ministro afirmou ainda que pretende entregar este mês ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva um projeto de lei para destinar recursos do seguro-desemprego e do abono salarial não resgatados pelos trabalhadores para custear os cursos de qualificação profissional.

"Eu quero carimbar esse dinheiro para voltar para a qualificação profissional. Já tive conversa informal com o presidente, ele topou. Agora vou tentar convencer o ministro da Fazenda, porque aí acaba o problema dos recursos", disse Lupi, lembrando que o principal gargalo para o investimento em qualificação profissional é a falta de recursos.

De acordo com Lupi, que visitou o novo Centro de Atendimento ao Trabalhador (CAT), no Rio, entre 1% e 1,5% dos 7 milhões de trabalhadores que têm direito ao seguro-desemprego não retiram o benefício e os recursos voltam ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Segundo Lupi, a geração de empregos têm sido puxada este ano pela indústria, com destaque para a metal-mecânica e alimentos e para a construção civil.