Título: Elevação dos juros tranquiliza, diz Setubal
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 11/06/2010, Finanças, p. C10

O presidente do Itaú Unibanco, Roberto Setubal, considerou ontem que o fato de o Banco Central estar subindo os juros neste momento é uma razão tranquilizadora para os investidores em geral. No encontro dos banqueiros, em Viena, Setubal procurou tranquilizar quem vê superaquecimento na economia brasileira, apontando para a persistente alta das taxas de juros. "Por um lado, todos consideram que as economias emergentes têm sido importantes para a economia global", disse. "De outro, há de fato preocupação com o superaquecimento, mas a alta dos juros tranquiliza".

O banqueiro espera que, após expansão de 7% na economia este ano, a posição fiscal do país melhore. "É importante manter a posição fiscal equilibrada. Este ano, os gastos públicos subiram por necessidade de estimular a economia. Esse estímulo já teve seu papel e precisa voltar à trajetória de declínio da relação dívida/PIB".

Outra questão é sobre o impacto das gigantescas captações que a Petrobras e o Banco do Brasil pretendem fazer, com impacto sobre a taxa de câmbio, à medida que haja mais entrada de dólares e a consequente valorização do real. "Eu imagino que as autoridades estejam considerando formas de neutralizar o grande impacto dessa entrada de recursos no câmbio", afirmou. "De alguma forma, isso vai ser neutralizado".

Indagado se o Itaú Unibanco pensa em aproveitar o real já valorizado e o euro, por exemplo, combalido, para se expandir internacionalmente, Setubal deixou a porta aberta mais para o ano que vem, dependendo de oportunidades que surgirem. "A posição do Itaú em termos de valor de mercado é muito forte, entre os dez maiores do mundo, e isso nos coloca em posição clara de ser consolidador global", afirmou. "No entanto, no momento estamos mais preocupados em executar nossa fusão com o Unibanco da melhor forma possível. Acredito que vão surgir oportunidades no futuro". (AM)