Título: PT nacional impõe apoio a Roseana Sarney no MA
Autor: Suwwan , Leila
Fonte: Valor Econômico, 12/06/2010, O País, p. 11
BRASÍLIA. O diretório nacional do PT aprovou ontem, por 43 votos a 30, com duas abstenções, o apoio à reeleição da peemedebista Roseana Sarney como governadora do Maranhão.
A decisão, após a revogação da decisão do diretório estadual de apoiar a candidatura de Flávio Dino (PCdoB), levou militantes a protestarem e insultarem dirigentes petistas. O deputado Domingos Dutra (PT-MA) começou uma greve de fome.
Com a decisão, o PT cumpre as exigências do PMDB para a aliança nacional na disputa presidencial, que será firmada nas convenções nacionais de hoje e amanhã. Na semana passada, o diretório de Minas Gerais foi forçado a endossar a chapa encabeçada por Hélio Costa ao governo do estado.
¿ O melhor para Dilma é estar neste palanque, mas nós respeitamos as diferenças ¿ argumentou o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, chamado de Hitler e fascista por petistas na porta do escritório do partido.
I n d a g a d o s e a d e c i s ã o também será benéfica para a população do Maranhão, Dutra foi lacônico: ¿ É o povo do Maranhão que vai decidir.
¿Roma falou, assunto encerrado¿, diz dirigente Na noite de ontem, o deputado Domingos Dutra permanecia em vigília e em greve de fome, no plenário da Câmara dos Deputados: ¿ Não vou associar meu nome à bandalheira dos Sarney.
No Maranhão, a ala do PT contrária a Sarney ameaça abrir mão de candidaturas, e alguns diretórios municipais organizam protestos. Apesar disso, o presidente do PT no estado, Raimundo Monteiro, afirma que o racha estadual está superestimado: ¿ A eleição mais importante é da Dilma. Além disso, já dizia o ditado em latim: Roma locuta, causa finita. Ou seja, Roma falou, assunto encerrado.
O secretário nacional de Comunicação do PT, deputado André Vargas (PR), também tentou minimizar: ¿ Isso é uma briga deles lá, localizada. Nós estamos pensando no Brasil. Não é o passado que nos move, é o futuro