Título: PSC deixa Serra e fecha com Dilma
Autor: Lyra , Paulo de Tarso
Fonte: Valor Econômico, 01/07/2010, Política, p. A4

O PSC formalizou ontem o apoio oficial à candidatura presidencial da petista Dilma Rousseff. Depois de um período em que sinalizou com a possibilidade de coligar-se ao PSDB de José Serra, o PSC cedeu às pressões dos petistas - especialmente do ministro da coordenação política, Alexandre Padilha - e prometeu subir no palanque de Dilma. Com uma bancada de 16 deputados federais, o apoio do PSC agrega 20 segundos a mais no horário eleitoral gratuito do PT, que comecará a ser veiculado em agosto. Mas nem todas as lideranças estaduais do PSC vão apoiar Dilma. "A cada dia bastam seus problemas, todos os partidos enfrentam essas dificuldades", minimizou o vice-presidente nacional do PSC, Pastor Everaldo, ao lado de Michel Temer(PMDB) e José Eduardo Dutra, presidente do PT.

Presidente do PSC do Piauí, o senador Mão Santa já avisou que vai manter sua coerência. "O PT simboliza o tripé mentira, corrupção e incompetência", reclamou. Outra liderança do PSC que não deve apoiar Dilma é o ex-governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz. Roriz tem negociado a abertura de seu palanque - caso sua candidatura não seja impugnada pelo Projeto Ficha Limpa - para José Serra.

Para Everaldo, a definição do apoio à Dilma decorre da possibilidade de a legenda eleger uma bancada ainda maior de deputados. Ele nega que o recente crescimento da petista nas pesquisas de opinião tenha contribuído para a definição da aliança. "Esses números podem se alterar de uma hora para outra. O que prevaleceu foi o entendimento que seria melhor nos unirmos à coligação PT-PMDB", completou o vice-presidente do PSC.

José Eduardo Dutra, afirmou que o PSC já faz parte da base política do governo Lula e que foi "muito importante a decisão da legenda de também fazer parte da coalizão que sustenta a candidatura Dilma". Dutra afirmou, inclusive, que o PSC já pode escolher o seu representante para integrar o Conselho Político da campanha presidencial.

Michel Temer deu as boas vindas ao PSC. "É com imenso prazer que recebemos esse apoio extremamente importante. Trata-se de um apoio político-programático", completou.