Título: Dilma mira nas mulheres para vencer muralha tucana do interior paulista
Autor: Grabois, Ana Paula
Fonte: Valor Econômico, 09/07/2010, Política, p. A5

de Bauru (SP)

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, investiu ontem no interior de São Paulo, cujo eleitorado vota tradicionalmente no PSDB. Em Bauru, Dilma reuniu-se com políticos locais e, conforme estratégia traçada pelo PT, fez questão de dar entrevistas para a imprensa local.

Dilma visitou as instalações do Jornal da Cidade, cujo proprietário, Renato Zaiden, preside a Associação Paulista de Jornais. Também concedeu entrevista para a TV Tem, afiliada da Rede Globo. A TV possui cobertura nas cidades de Bauru, São José do Rio Preto, Sorocaba e Itapetininga. Juntas, as quatro cidades têm 6,9 milhões de habitantes, população que supera diversos Estados do Nordeste e do Norte, como Alagoas, Piauí, Maranhão, Amazonas e Sergipe.

O foco da campanha no interior paulista é a mulher dona de casa, de perfil mais conservador. "Sabemos que a eleição vai ser definida em São Paulo e é claro que vamos construir agendas no Estado", disse o presidente do PT paulista, Edinho Silva. No discurso aos políticos locais, Dilma homenageou a "mulher anônima" e disse que o país está preparado para ser governado por uma mulher. "Não são só as heroínas, que são muitas nesse país, mas quero fazer uma homenagem à mulher anônima, aquela dona de casa, que trabalha, que cuida dos filhos, a que está em todas as áreas das atividades, aquela mulher, que com seu carinho, segura as famílias deste país", afirmou.

É justamente no voto feminino que Dilma encontra mais dificuldade. Segundo a última pesquisa Datafolha, feita no início deste mes, Dilma tem 30% das intenções de voto entre as mulheres, enquanto seu principal adversário, o tucano José Serra, aparece com 45%. No eleitorado masculino, Dilma está com 46% e Serra, com 34%. É também no Sudeste onde a petista tem seu pior desempenho, depois da região Sul. "É natural que ela faça essa interlocução com as mulheres. Conseguimos montar uma chapa extremamente forte, com o Netinho, que atrai setores mais populares, e com a Marta, que tem proximidade com o eleitorado da capital", disse Edinho.

Em caminhada de 20 minutos no centro de Bauru, Dilma se aproximou indiretamente do eleitorado feminino com a ajuda do candidato ao Senado, Netinho de Paula. O vereador do PCdo B e apresentador de TV foi a estrela do evento. Muitas jovens gritavam, tiravam fotos e queriam abraça-lo. "Vim aqui para ver o Netinho", disse uma estudante que tentava disputar um espaço no aglomerado de moças para tirar uma fotografia.

O evento com políticos da região reuniu 32 prefeitos paulistas. Destes, 14 não eram da base aliada do governo. A organização do evento divulgou apenas o nome do prefeito de Pirajuí (SP), Jardel de Araújo, do DEM. Segundo os organizadores, do PT, no encontro havia outros prefeitos do DEM, PSDB, PPS e PV.

A candidata do PT criticou a postura da oposição no Congresso na discussão do reajuste do salário mínimo para o ano que vem. Desde 2007, o governo Luiz Inácio Lula da Silva, tem aumentado salário mínimo repondo a inflação do ano anterior mais o crescimento do PIB de dois anos anteriores.