Título: Previsão de analistas para IPCA cai para 5,45%
Autor: Lamucci, Sergio
Fonte: Valor Econômico, 13/07/2010, Brasil, p. A3

de Brasília

Influenciados pelos dados de inflação abaixo do esperado, com IPCA zerado no mês de junho, os analistas e economistas ouvidos pelo Banco Central (BC) para elaboração do Boletim Focus voltaram a reduzir as projeções para o fechamento do ano do índice oficial de preços. A mediana das expectativas para o IPCA caiu de 5,55% para 5,45%. Há um mês estava em 5,61%.

Para 2011, a mediana se manteve estável em 4,80%, pela 13ª semana consecutiva. Já para o fechamento deste mês, o mercado espera um IPCA de 0,23%, terceira queda seguida das estimativas.

A pesquisa aponta também um ajuste na Selic esperada para dezembro, que voltou para 12% ao ano, depois de subir a 12,13% ao ano no levantamento anterior. De acordo com análise do Departamento Econômico do Bradesco, o BC seguirá elevando as taxas até este patamar, com mais uma elevação de 0,75 ponto percentual e outras duas de 0,5 ponto nas reuniões de agosto e outubro do Comitê de Política Monetária (Copom). O próximo encontro será nos dias 20 e 21 de julho.

"Nossa estimativa é que os juros neutros no Brasil estejam ao redor de 6,5% em termos reais, o que requer uma taxa nominal próxima a 11,0%. Como, entretanto, o hiato está aberto, é preciso que os juros subam um pouco acima do neutro para equalizar a oferta e a demanda", diz o relatório da instituição.

Já para o PIB, depois de 19 semanas de correções para cima, a expectativa do Focus ficou estável em 7,2% para este ano e em 4,5% para 2011. Não houve alteração na projeção para o crescimento da produção industrial, em 11,91%.