Título: Embraer fecha dois contratos que podem ultrapassar US$ 5,5 bilhões
Autor: Komatsu, Alberto
Fonte: Valor Econômico, 21/07/2010, Empresas, p. B4

A Embraer anunciou, ontem, durante o salão aeronáutico de Farnborough, dois novos negócios que podem ultrapassar a cifra de US$ 5,5 bilhões. O principal deles foi um contrato com a inglesa Flybe, uma das maiores companhias aéreas de baixo custo da Europa, que encomendou 35 jatos modelo 175, o maior contrato de vendas assinado pela Embraer desde março de 2008, quando a companhia brasileira Azul comprou 36 jatos 195, avaliados em US$ 1,4 bilhão.

O valor dos pedidos firmes da Flybe é estimado em US$ 1,3 bilhão, mas pode chegar a US$ 5 bilhões, caso as 65 opções e os 40 direitos de compra sejam confirmados, informou a Embraer.

Na segunda-feira a Embraer já havia anunciado a venda de sete jatos das famílias 190 e 195, sendo cinco para a Azul e dois para a Trip. Somados, os dois contratos representam uma receita de mais US$ 290 milhões para a Embraer.

Com os novos pedidos anunciados esta semana em Farnborough, a carteira de encomendas da Embraer, que até o final de junho, era de US$ 15,2 bilhões, sobe para US$ 16,7 bilhões, mesmo patamar registrado no primeiro trimestre do ano. Este número não inclui os cinco pedidos da Azul, que já estavam na carteira da Embraer desde o ano passado, mas constava como cliente não revelado.

O analista de Transportes do banco Santander, Caio Dias, diz que os novos contratos anunciados em Farnborough reforçam a visão de que o cenário de vendas de jatos comerciais está melhorando e de que existe uma maior disposição das companhias em renovar suas frotas e em aumentar a capacidade dos seus voos.

"O pedido da Flybe foi uma grande surpresa, pois esperávamos um nível de encomendas relativamente pequeno para a Embraer em 2010. Isso antecipou um pouco as perspectivas que projetamos para 2011, ano em que, de fato, o volume de pedidos será bem maior", afirmou.

Segundo Dias, embora significativas, as novas encomendas da Embraer ainda estão aquém do volume de vendas registrado em 2007 e 2008, ano em que os pedidos firmes em carteira da companhia chegou a US$ 21,6 bilhões. O ano de 2009, porém, foi um dos piores para a Embraer, pois a companhia só vendeu 22 jatos comerciais. No primeiro semestre de 2010 o número de pedidos recebidos pela empresa já somam 61.

A recém-criada Air Lease Corp, empresa de financiamento, compra e leasing de aeronaves, também assinou uma carta de intenções para a compra de 15 Embraer 190, com valor total de US$ 600 milhões, baseado em preços de lista. Segundo a Embraer, cinco das 15 ordens são reconfirmáveis e o negócio inclui ainda cinco opções.

Com sede em Devon, na Inglaterra, a Flybe é líder no segmento regional de baixo custo na Europa, operando 198 rotas e transportando 7,5 milhões de passageiros por ano, em 73 aeronaves. Ela já opera os jatos da Embraer desde 2006, quando tornou-se a cliente lançadora do modelo 195, com a compra de 14 aeronaves. Os jatos 195 substituíram a frota de aviões BAe 146 da Flybe, com capacidade para 100 passageiros e produzidos até 2002 pela British Aerospace.

Os jatos 175 encomendados pela Flybe serão configurados em classe única, podendo acomodar 88 passageiros. A entrega do primeiro avião está prevista para o segundo semestre de 2011.

"A decisão da Flybe de selecionar o 175 para complementar sua atual frota de Embraer 195 é uma grande notícia e estamos muito agradecidos por mais este sinal de confiança em nossa família de E-Jets", disse em nota o presidente da Embraer, Frederico Fleury Curado.

No mesmo comunicado, o presidente do conselho de administração e CEO da Flybe, Jim Frech, disse que o jato 175 aumentará de forma significativa a oferta de assentos, além de ser mais adequado ao tamanho da maioria das rotas europeias que a Flybe quer operar. "A aeronave encaixa-se perfeitamente ao nosso modelo de negócios e com este pedido, asseguramos o avião mais adequado ao objetivo de fortalecer nossa posição de líder da aviação regional na Europa", afirmou.