Título: Comparação entre administrações é o trunfo de campanha de tucano
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 06/08/2010, Especial, p. A14

O principal adversário de Ana Júlia Carepa (PT), candidata à reeleição ao governo paraense, Simão Jatene (PSDB), vai apostar na comparação entre PSDB e PT em sua campanha. "O centro da campanha é a comparação, que é extremamente favorável a nós", disse Jatene, um professor de economia aposentado da UFPA, que foi governador entre 2002 e 2006. "Ela virou sinônimo de enganação", diz o tucano.

Durante caminhada em Belém, no bairro pobre de Terra Firme na semana passada, Cleide Barros, dona de uma loja de roupas localizada em uma rua sem asfalto e com esgoto a céu aberto por onde acabara de passar a governadora, mostrava a insatisfação com o governo petista. "Eu já votei antes e hoje não voto. Ela não está cumprindo as promessas. A gente precisa de saúde, de segurança, é gente morrendo no hospital, não tem leito. Ela não faz nada. A nota dela para mim é zero", dizia a comerciante.

Na avaliação do cientista político da UFPA Romero Ximenes, o erro da petista foi ter demorado muito a investir em obras, além de não ter melhorado os serviços de saúde, educação e segurança no Estado. "O governo não deslanchou mesmo com apoio federal. Ela perdeu tempo, as obras só estão começando agora", afirma.

Ximenes ressalta o fato de a governadora ter as máquinas federal e estadual nas mãos. "Se ela souber usar a lógica da política fisiológica, ela ganha", diz. Nas ruas, Ana Júlia se justifica. Invoca o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e diz não ser possível "fazer tudo em quatro anos". Avalia também que os projetos de infraestrutura iniciados em sua gestão, como a hidrelétrica de Belo Monte, podem não ter sido perceptíveis ao eleitor.

Jatene aposta nas administrações tucanas passadas. Sucessor de Almir Gabriel (fundador do PSDB que deixou a sigla nesta semana para apoiar Jader Barbalho), Jatene foi a terceira gestão tucana no Estado. Todas foram marcadas, segundo ele, pelo reequilíbrio das contas públicas e pela recuperação da capacidade de investimento. Jatene ressalta que o candidato do PSDB a presidente, José Serra, leva vantagem no Estado sobre a rival do PT, Dilma Rousseff. A pesquisa Ibope do fim de maio mostrou Serra com 40% e Dilma com 32% no Pará.

Na prática, Jatene colocou Serra em segundo plano. Durante campanha na cidade de São Caetano de Odivelas, uma colônia de pescadores com 17 mil habitantes onde o ex-governador tem casa de veraneio, Jatene não citou o nome de Serra. (APG)