Título: Marina defende PT no caso do mensalão
Autor: Lyra , Paulo de Tarso
Fonte: Valor Econômico, 20/07/2010, Política, p. A8

A candidata do PV à Presidência, senadora Marina Silva, defendeu o PT no caso do mensalão, em entrevista ontem, por telefone, à rádio Grande Rio FM de Petrolina, do Recife. "Não concordo com essa pecha de querer dizer que todos (do PT) participaram do mensalão", disse. "Foram apenas meia dúzia que fizeram essa derrota e hoje, eles estão sendo investigados e devem ser punidos", disse.

Segundo Marina, "a maior parte das pessoas que estão no governo não é corrupta". A candidata era filiada ao PT e comandava o Ministério do Meio Ambiente em 2005, quando surgiu a denúncia do mensalão.

Na entrevista, transmitida para cerca de 30 municípios do sertão, Marina disse que manterá o Bolsa Família e a estabilidade econômica. "Uma pessoa como eu, que foi analfabeta até os 16 anos, trabalhou como doméstica, trabalhou na roça, trabalhou na seringa, passou fome junto com a família, sabe valorizar as conquistas", declarou.

Questionada sobre os transgênicos, Marina defendeu a implantação de "um modelo de coexistência" entre a soja natural e a transgênica, alegando questões de mercado. "Queria os dois modelos porque o Brasil poderia ganhar duas vezes. O mercado da Europa é enorme. Na Argentina, na Índia, no México, nos EUA, já está tudo contaminado", afirmou, referindo-se às lavouras de soja transgênicas. "Só o Brasil poderia ter as duas coisas e ganhar dos dois lados", disse. "Mas temo que isso não seja mais possível, porque aprovaram uma lei que favorece uma tecnologia que não dominamos (a transgênica) em prejuízo a uma que conhecemos."