Título: 75% são homens e 47,9% concluíram uma faculdade
Autor: Tahan, Lilian
Fonte: Correio Braziliense, 11/07/2010, Cidades, p. 25

Os candidatos que concorrerão aos cargos públicos do Distrito Federal nas eleições de outubro deste ano seguem um padrão. O levantamento feito pelo Correio mostra que grande parte das pessoas lançadas ao governo é homem, tem aproximadamente 45 anos, cursou a universidade e nasceu no DF. Especialistas em sociologia e em políticas públicas acreditam que o tipo comum de político é escolhido pelos partidos e lançados à vontade da população. Os eleitores, então, devem escolher entre as opções disponíveis em quem vão depositar o voto de confiança nas urnas. Apesar da regra de que 30% dos candidatos lançados pelas coligações devem ser mulheres, na corrida para a Câmara Legislativa apenas 24,9% são do sexo feminino. A esmagadora maioria (75,1%) é composto por homens. Significa dizer que, para cada candidata, há três homens na disputa.

O professor de sociologia da Universidade de Brasília (UnB) Eurico Santos acredita que a principal questão é descobrir porque os partidos estão apresentando esse tipo de político à população e, então, o motivo de os eleitores votarem nos candidatos padronizados. ¿Há uma oferta nesse sentido por parte das legendas. Em segundo plano, devemos entender que a demanda da população tem uma escolha a fazer sobre essa oferta que está aí¿, acredita.

Segundo ele, os partidos escolhem os homens de aproximadamente 45 anos e graduados porque este tipo de gente domina as estruturas partidárias. E, de forma secundária, o professor ressalta a afinidade da população com os traços culturais desses rostos políticos. ¿Os homens estão nas famílias e as mulheres sofrem cada vez menos preconceitos tradicionais. O problema é que poucas mulheres ainda estão interessadas na política.¿ Um estudo citado por Santos mostra que não há grandes diferenças na atuação parlamentar de homens e mulheres.

O especialista em políticas públicas da Universidade Católica de Brasília (UCB) Emerson Masullo acredita que a participação da mulher na política é uma tendência. ¿A quantidade de mulheres ainda é pequena. Mas seria uma boa opção. A mulher tem facilidade de realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo e de ser mais reflexiva do que reativa¿, defendeu.

Para ele, a maioria dos candidatos do Distrito Federal têm nível superior completo porque a população está inserida no serviço público. Masullo defende que a localidade também é um fato a ser considerado. ¿O candidato daqui da terra pelo menos cresceu e conhece de perto a sociedade em que vive. O risco da demagogia, em tese, seria menor. Esses candidatos que estão na faixa etária são filhos da terra¿, considera.