Título: Por dentro do navio
Autor: Botão, Alexandre
Fonte: Correio Braziliense, 11/07/2010, Economia, p. 16

Esqueça a perpetuada imagem de navios de serviço caindo aos pedaços, com recursos precários e o famoso marinheiro descascador de batatas. O Correio esteve em uma embarcação fabricada por uma das mais importantes companhias do setor, a Ulstein, que estava em fase final de acabamento e seria entregue ao comprador em duas semanas (foto abaixo). O mercado se aperfeiçou de tal maneira que navios assim, usados no trabalho pesado de óleo e gás, agora trazem requintes de transatlântico.

A cozinha é ampla, com intermináveis armários em inox e estampa de ambiente gourmet. Há uma sala de jogos, igualmente espaçosa, que ainda iria receber mesas de bilhar, pista de dardos e videogames. E próximo à cabine de comando, funcionários da Ulstein aguardavam para instalar duas TVs de 50 polegadas Samsung Series 7, a mais moderna da fabricante coreana.

O gerente de vendas da Ulstein Lars Skoge não quis revelar o comprador da embarcação ¿ ¿Esse, especificamente, não vai para o Brasil, mas tem outro, parecido, que vai¿ ¿ nem o preço de um navio daquelas proporções. Limitou-se a dizer que a concorrência neste segmento era muito pesada na Noruega. Então, revelar detalhes poderia ser desastroso.

É bem possível. No meio de nossa visita guiada por dentro da embarcação e depois de inúmeras fotos, Skoge recebeu um telefonema e, de repente, proibiu o registro de imagens: ¿É que acabei de receber uma ordem¿, desculpou-se. (AB)