Título: Déda descarta Força Nacional no Estado
Autor: Basile, Juliano
Fonte: Valor Econômico, 19/08/2010, Política, p. A6

de Brasília

O governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), descartou ontem, em Brasília, que o atentado contra o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, Luiz Antônio de Araújo Mendonça, tenha motivações políticas. Déda reuniu-se na tarde de ontem com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e afirmou não ver necessidade de envio da Força Nacional de Segurança ao Estado para garantir a tranquilidade nas eleições de outubro. Segundo o governador, embora a polícia não descarte nenhuma hipótese, as maiores suspeitas são de que o crime foi motivado por vingança por prisões efetuadas por Luiz Mendonça na época em que era promotor de Justiça e secretário de segurança do Estado.

O presidente do TRE foi secretário de segurança até 2005, durante o governo de João Alves (DEM) - adversário de Déda nas eleições estaduais. A polícia local já teria até mesmo um suspeito: Floro Calheiros, criminoso nascido em Alagoas e que está foragido desde 2008. "Na época, comentava-se que ele teria uma lista de autoridades para serem assassinadas", disse o governador.

Floro responde processos por agiotagem, roubo de urnas eletrônicas e crimes de mando. "Queremos prender não apenas os pistoleiros mas os mandantes e toda a rede que estiver por trás desse crime", reforçou o governador. Ele disse que o próprio presidente do TRE local acha pouco provável que o crime tenha algum tipo de conotação eleitoral.

O governador de Sergipe, que foi comunicado do atentado ao desembarcar em Brasília, vindo do Rio, entrou em contato com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandovski e ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Cézar Peluso, e reforçou o argumento de que crimes eleitorais não fazem parte do perfil de Aracaju ou do Estado de Sergipe. "Relatei a eles o ocorrido e afirmei que, no momento em que achar que a segurança das eleições no Estado está em risco, não hesitarei em pedir reforço externo. Mas não é o caso até o momento".

O atentado contra o presidente do TRE-SE aconteceu na manhã de ontem. O carro em que estavam não era blindado e foi atingido por mais de 30 tiros de balas de diversos calibres - inclusive de uma escopeta. Mendonça foi atingido no ombro e por estilhaços de metal e vidro, mas passa bem. Já o motorista Jailton Batista dos Santos permanece em estado grave.