Título: Campanha virtual de cara nova
Autor: Caprioli, Gabriel
Fonte: Correio Braziliense, 14/07/2010, Política, p. 2

Mesmo atrasada em relação aos principais adversários, Dilma Rousseff modifica site. Até agora, nenhum dos candidatos ao Planalto disponibilizou a opção de doações via web

Exatamente uma semana após o início oficial do período de campanha para todos os candidatos, Dilma Rousseff, que concorrerá à Presidência da República pelo PT, ganhou uma nova página eletrônica ¿ www.dilma13.com.br. A roupagem do site criado para o período de pré-campanha está diferente, e foram acrescentados canais específicos, direcionados para o pleito de outubro. Entre as novidades está a divulgação de material de campanha, com opção de download de arquivos como artes para camisetas, botons e papéis de parede para computadores.

Um ponto curioso do site diz respeito à linha cronológica da biografia de Dilma, que começa e termina com o presidente Lula. No primeiro do textos, chamado de ¿descoberta¿, é narrado o primeiro encontro entre o presidente e sua pupila. A vida da presidenciável, contada em outros três momentos, termina no link ¿Lula e Dilma¿, que descreve a relação entre os dois.

A versão final da página dedicada à representante do PT na corrida ao Palácio do Planalto chega atrasada em relação às dos outros dois principais adversários, o tucano José Serra (http://joseserra.psdb.org.br) e a verde Marina Silva (www.minhamarina.org.br). Os dois concorrentes de Dilma aprimoraram seus respectivos sites antes do período oficial de campanha.

Arrecadação Apesar da variedade de opções oferecidas pela internet, um tópico importantíssimo aprovado na minirreforma eleitoral de setembro do ano passado não está sendo utilizado ainda pelos candidatos: a arrecadação de dinheiro por meio de cartões de crédito ou transferência bancária via web. A página eletrônica de Marina Silva é a única que cita essa fonte de arrecadação, mas as operações ainda não estão disponíveis.

TSE INOCENTA ÍNDIO DA COSTA » O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) inocentou o deputado Índio da Costa (DEM-RJ), candidato a vice-presidente da República na chapa de José Serra (PSDB), da acusação de que teria feito propaganda eleitoral antecipada pelo microblog Twitter. Em decisão tomada ontem, a ministra substituta Nancy Andrighi extinguiu a representação protocolada pelo PT, sob o argumento de que o partido não tinha legitimidade para propor a ação. Segundo ela, desde 5 de julho somente as coligações podem atuar na Justiça Eleitoral.

Temas disponibilizados no site de José Serra para o internauta sugerir propostas que serão acrescentadas ao programa de governo tucano

Ajuda dos internautas

Ivan Iunes

A página oficial do candidato tucano à Presidência, José Serra, disponibilizou uma primeira leva de diretrizes a serem discutidas pelos internautas no programa de governo da campanha. O documento final com as propostas do PSDB para as eleições só ficará pronto em setembro. Até lá, os temas serão lançados na internet, com o intuito de construir um texto com a colaboração direta dos eleitores. As discussões iniciais abordam 16 temas, como cultura, o agronegócio, a acessibilidade e a gestão pública.

O conjunto de propostas para essas áreas já foi elaborado por Xico Graziano, responsável pelo programa de governo tucano. No entanto, para evitar desencontros ¿ como o da campanha de Dilma Rousseff (PT), que teve de substituir o primeiro programa apresentado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ¿, o tucano exigiu que qualquer proposta só seja divulgada pelo site oficial da campanha depois de lido e analisado a fundo.

Alguns dos pontos disponíveis na rede para discussão são velhas bandeiras do partido. Outros ainda devem entrar no ar, como o voto distrital ¿ sugestão repetida a cada eleição ¿, que deve constar das propostas para reforma política. A iniciativa sugere a divisão do número de candidatos a deputado por distrito, e não mais por estado. A ideia é aumentar a representatividade de todas as regiões do país entre os eleitos. No campo da acessibilidade, o candidato pretende implementar redes de hospitais de reabilitação. Sem especificar exatamente como, Serra também anunciará estímulos para a contratação de pessoas com deficiência física pelos governos e empresas privadas.

Críticas Em visita ao Maranhão ontem, o candidato tucano também voltou a repetir críticas com relação à gestão do Estado. Serra criticou o inchaço da máquina pública e a criação, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de uma estatal para cuidar da área de seguros. Em sua lista de propostas, o tucano vai sugerir o enxugamento da administração federal e a recriação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).