Título: Mãe é candidata a recordista de votos
Autor: Camarotto, Murillo
Fonte: Valor Econômico, 31/08/2010, Especial, p. A16
Apesar dos 63 anos e do sobrenome famoso, a advogada Ana Lúcia Arraes de Alencar é novata na política. Deputada federal pelo PSB em primeiro mandato, chega às eleições deste ano como candidata não só à reeleição, mas também a campeã de votos em Pernambuco. Filha do governador Miguel Arraes e mãe do atual, Eduardo Campos (PSB), a deputada admite ter entrado na política para homenagear o pai e manter a "grife" Arraes na cena pernambucana.
Até então, havia exercido somente a função de militante. Com a morte de Arraes, em julho de 2005, foi estimulada por políticos locais a disputar vaga na Câmara e obteve a terceira melhor colocação no Estado, com 178.467 votos.
Na ocasião, havia o risco de que a família ficasse de fora da política local. Isso porque Eduardo Campos entrava em grande desvantagem na corrida pelo Executivo Estadual em 2006.
Na Câmara, concentrou suas atividades na Comissão de Direitos do Consumidor, presidida por ela durante todo o mandato. Entre seus projetos aprovados, destaca o que proíbe o estabelecimento de cláusulas contratuais que obriguem a fidelização do consumidor e o pagamento de multas por cancelamento antecipado de contratos de prestação de serviços.
Apesar da inexperiência, teve atuação bem avaliada por colegas de plenário, inclusive da oposição. O deputado André de Paula (DEM) acha que Ana Arraes "se saiu bem para uma iniciante". Ele pondera que o sobrenome a torna uma liderança de maior expressão na Casa, o que lhe proporciona espaço diferenciado nas comissões. "Mas temos que admitir que ela o está preenchendo de forma consistente", diz o deputado.
Já um parlamentar do PMDB, que preferiu não ter seu nome publicado, disse tratar-se de uma deputada discreta e sem participação relevante. "Respeito muito a pessoa e o fato de ser filha de quem é, mas não vejo qualquer relevância em sua atuação", avaliou.
Turbinada pelos votos dos simpatizantes da família, a deputada não sabe dizer se hoje é mais conhecida como "a filha de Arraes" ou como "a mãe de Eduardo Campos". "Não sei medir", afirmou, dizendo-se não se sentir incomodada com as referências. Com perspectivas animadoras de votação, já faz planos para o segundo mandato. Diz que ainda vai decidir se vai para a Comissão de Constituição e Justiça ou de Ciência e Tecnologia.
Na avaliação do cientista político da Fundação Joaquim Nabuco, Tulio Velho Barreto, Ana Arraes é nome certo entre os cinco deputados federais mais bem votados nas eleições deste ano. Segundo ele, disputam diretamente com ela o ex-prefeito do Recife João Paulo Lima e Silva (PT) e o senador Sérgio Guerra (PSDB). Correm por fora os deputados Inocêncio Oliveira (PT) e Mauricio Rands (PT).
Nas contas do especialista em projeções eleitorais Mauricio Romão, será necessário algo próximo a 250 mil votos para estar entre os cinco deputados mais bem votados de Pernambuco. (MC)