Título: Instituto prevê que Garotinho será o mais votado no Rio
Autor: Moura, Paola de
Fonte: Valor Econômico, 03/09/2010, Política, p. A16

do Rio

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), se reeleito como apontam as pesquisas, terá que negociar na Câmara dos Deputados com seu principal adversário atualmente, o ex-governador Anthony Garotinho (PR). Pesquisa eleitoral feita pelo Instituto Brasileiro de Pesquisas Social (IBPS), com 5 mil pessoas no Estado do Rio, entre os dias 24 e 26 de agosto, mostra que Garotinho será o campeão de votos na disputa para deputado federal. Ele terá mais 410 mil votos, enquanto o segundo colocado na pesquisa, o jogador Romário, deve ter 89 mil votos.

"Com esta quantidade, Garotinho deve eleger até 10 deputados federais de seu partido", explica Geraldo Tadeu Monteiro, diretor-presidente do IBPS. Para ele, os dados da pesquisa mostram que provavelmente o PMDB tenha uma bancada de 14 deputados federais. "Ou seja, ele terá a segunda maior bancada, dentre os 46 deputados fluminenses", afirma.

Geraldo Tadeu explica que a pesquisa é feita com 5 mil pessoas para reduzir a margem de erro e conseguir captar a dinâmica do voto proporcional. O cientista político acrescenta que o número de votos do ex-governador deve ser ainda maior já que atualmente o percentual de indecisos para deputado federal é de 75%.

Garotinho também terá força na Assembleia Legislativa, já que a pesquisa do IBPS projeta eleição de sua filha, a vereadora Clarissa Garotinho (PR), com 104 mil votos. Para deputado estadual, o percentual de indecisos é de 65%.

Mas o fenômeno fluminense se chama Wagner Montes (PDT). O apresentador da TV Record e também deputado estadual pelo PDT deve ser reeleito com quase 320 mil votos, número que lhe garantiria até a eleição para a Câmara dos Deputados. O apresentador deve levar à Alerj uma bancada de 20 deputados estaduais para seu partido.

A pesquisa do IBPS confirma que a eleição mais emocionante do Rio se dará no Senado, como vinham apontando outros institutos. O dados mostram o senador Marcelo Crivella (PRB) com 28% das intenções de voto, o ex-prefeito da capital Cesar Maia (DEM) com 24% e logo atrás o ex-prefeito de Nova Iguaçu Lindberg Farias (PT) com 23%. Já o deputado estadual Jorge Picciani (PMDB) estaria bem atrás, com 13%.

Geraldo Tadeu acredita que a disputa maior se dará entre Lindberg e Cesar Maia. Para o cientista político, Crivella está praticamente eleito. "Em todas eleições que ele disputou, o menor percentual que teve foi de 18,5% do eleitorado, isto equivale há 36% dos votos válidos", explica. "Mas haverá um grande disputa pela segunda vaga no Senado. Esta será a disputa mais emocionante na reta final".

A consultoria também questionou aos eleitores os maiores problemas do Estado. Embora a saúde tenha sido apontado em primeiro lugar, com 35%, segurança é a principal preocupação dos eleitores da capital, onde está a maior parte do eleitorado. Na cidade do Rio, 33% acreditam ser este o pior problema.

O diretor-presidente conclui então que a política das Unidades Pacificadoras de Polícia (UPPs), aliada a das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), está fazendo o Rio, pela primeira vez, virar um Estado governista e dar a reeleição à Sérgio Cabral no primeiro turno, com 52% das intenções de votos, e também votar maciçamente na candidata do governo federal, a ex-ministra Dilma Rousseff (PT), com 46%. A vitória dos dois, que tem usado como arma de campanha a parceria entre os governos federal e estadual, se dá em todas as classes de renda.