Título: Lei da mordaça na Receita
Autor: Caprioli, Gabriel
Fonte: Correio Braziliense, 16/07/2010, Economia, p. 11

Envolvida em suspeitas de vazamento de informações fiscais sigilosas, a Receita Federal baixou, por ordem do próprio secretário da instituição, Otacílio Cartaxo, uma lei da mordaça sobre os funcionários. A preocupação de evitar declarações comprometedoras é tamanha que já afeta até mesmo o corpo técnico. Em entrevista concedida ontem para avaliar a arrecadação de junho, o coordenador de Estudos, Previsão e Análise, Victor Lampert, se recusou a comentar as projeções para o recolhimento de impostos, procedimento comum nesse tipo de encontro mensal, por orientação do chefe.

Indagado sobre se a arrecadação tende a ter crescimento menor, dado as informações acumuladas no primeiro semestre, Lampert foi taxativo. ¿Isso já envolve previsão. Eu disse que não vou falar sobre projeção. O secretário me orientou a não fazer isso. Disse que minha competência para responder perguntas a respeito de arrecadação é com relação ao passado¿, afirmou.

Em clima tenso, ele ameaçou abandonar a entrevista e, por duas vezes, levantou-se com a intenção de deixar a sala, mas foi detido à porta pela assessoria de imprensa. Mesmo quando questionado sobre dados de 2008 e 2009, Lampert respondeu que não estava autorizado a falar.

¿Vocês não estão satisfeitos com a pauta imposta, que não fui eu que decidi, que me foi colocada pelo secretário. Então, acho que deveriam se dirigir à assessoria para negociar com o secretário a abertura de outras coisas¿, disse. O coordenador, que já foi apelidado de ¿o Dunga da Receita¿, por ser gaúcho e gostar de bater boca com a imprensa, como o ex-técnico da Seleção Brasileira, se recusou a comentar os dados da arrecadação para as câmeras de televisão, um ritual tradicional nos encontros ¿ Lampert está no cargo há três meses.

No início da noite, Otacílio Cartaxo telefonou para os repórteres para pedir desculpas pelo destempero de seu auxiliar.

Ele afirmou que não aprova o comportamento do coordenador.

O secretário negou que tivesse orientado Lampert a esconder determinadas informações.

¿Tratava-se de uma matéria técnica. Que tipo de recomendação eu poderia fazer? Não entendo o que aconteceu¿, afirmou.

Diante da repercussão negativa, o secretário pensa em afastar o subordinado do contato mensal com os jornalistas. (GC)

Eu disse que não vou falar sobre projeção. O secretário me orientou a não fazer isso¿ Victor Lampert (o ¿Dunga da Receita¿), coordenador de Estudos, Previsão e Análise