Título: Cronograma será cumprido, diz ministério
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 13/09/2010, Brasil, p. A10
Apesar do atraso, o Ministério de Minas e Energia (MME) garante que as obras de transmissão que ligarão as usinas do rio Madeira ao Sistema Interligado Nacional (SIN) serão entregues a tempo. Por meio de nota, o MME informou que, no que se refere às interligações das hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, a estação coletora de Porto Velho "encontra-se em construção e será parcialmente antecipada para setembro de 2011, permitindo a antecipação de parte da energia gerada pela usina do Madeira."
Segundo o MME, a subestação de Araraquara II, que receberá a energia do Madeira, teve suas obras iniciadas no mês passado, o que permitirá sua conclusão dentro da data prevista. "No que diz respeito às licenças prévias e de instalação das estações retificadoras e inversoras, estas serão emitidas ainda em 2010, segundo informações do Ibama", esclarece o MME. "Diante desses fatos, os empreendedores trabalharão na otimização do projeto e implantação do Circuito 1 da linha de transmissão coletora Porto Velho - Araquara II, buscando cumprir o prazo do contrato de concessão."
As linhas de transmissão do complexo Madeira estão entre as principais obras de distribuição de energia do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). De acordo com o balanço mais recente do PAC, divulgado em julho, 49% das obras de infraestrutura energética previstas no programa foram concluídas. (AB)