Título: Sensus confirma tendência de 1º turno
Autor: Lyra,Tarso
Fonte: Valor Econômico, 15/09/2010, Política, p. A9

De Brasília

A pesquisa CNT/Sensus divulgada ontem reforçou a tendência de vitória da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, no primeiro turno. Dilma aparece com 50,5% das intenções de voto, quase o dobro de seu principal adversário José Serra (PSDB), que tem 26,4%. Em terceiro lugar está a candidata do PV, Marina Silva, com 8,9%. Levando-se em conta apenas os votos válidos, Dilma tem 57,8% das intenções de voto, contra 30,2% de José Serra e 10,2% de Marina Silva.

Confrontados esses dados com o resultado da pesquisa realizada entre os dias 20 e 22 de agosto, Dilma cresceu acima da margem erro. Já Marina oscilou para cima e Serra, para baixo, dentro da margem de erro de 2,2%. Em agosto, Dilma aparecia com 46% das intenções de voto, Serra com 28,1% e Marina, com 8,1%.

A pesquisa mostrou que Dilma conseguiu passar incólume às denúncias de quebra de sigilo fiscal de integrantes do PSDB e da filha do candidato à Presidência pelo PSDB, Veronica Serra. Como foi realizada entre os dias 10 e 12 de setembro, a pesquisa CNT/Sensus não captou, no entanto, se a candidata do PT foi afetada pelas denúncias de tráfico de influência do filho da atual chefe da Casa Civil, ministra Erenice Guerra, pois foi encerrada antes das repercussões da matéria publicada pela revista "Veja".

Embora não tenha condições de medir com precisão, o presidente da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), Clésio Andrade, não acredita que os novos escândalos possam alterar substancialmente a intenção de votos em Dilma. "A população brasileira está mais pragmática. Ela vai votar no candidato que oferece melhores condições de vida", disse Clésio. "O risco é que as denúncias acabem se voltando contra o candidato que as faz", declarou ele.

Além do percentual de votos válidos, outros fatores reforçariam, na opinião de Clésio, a possibilidade de vitória de Dilma em primeiro turno. Serra apresenta um índice de rejeição de 41,3% - Marina tem 45% - enquanto Dilma tem uma rejeição de 29,4%. Além disso, 72,7% dos entrevistados afirmaram já ter consolidado seu voto e apenas 12,4% reconheceram que ainda poderão mudar de opinião até o dia 3 de outubro.

Outro elemento que poderá auxiliar Dilma é a percepção de quem ganhará as eleições, independentemente do candidato escolhido pelo entrevistado. Para 71,8% das pessoas ouvidas pela CNT/Sensus, Dilma será a nova presidente a partir de 1º de janeiro de 2010 contra apenas 16,1% que ainda acreditam em uma vitória de José Serra.

Por fim, a candidata do PT apoia-se na propaganda eleitoral gratuita. Dentre os pesquisados, 23,9% reconheceram que assistiram todas ou a maioria das propagandas eleitorais, enquanto 38,4% assistiram parte delas. Deste grupo, 60,3% acharam que o programa de Dilma foi o melhor e outros 29,5% gostaram mais da propaganda de Serra.

Dilma ampara-se, também, na alta popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com a CNT/Sensus, 78,4% dos entrevistados avaliam o governo como ótimo ou bom, o maior percentual da série histórica. Já o desempenho pessoal do presidente é aprovado por 81,4% dos pesquisados.