Título: Empregos sentem o tranco
Autor: Caprioli, Gabriel; Cristino, Vânia
Fonte: Correio Braziliense, 15/07/2010, Economia, p. 14

Mercado de trabalho formal reflete baque na atividade econômica e criação de vagas fica abaixo do resultado de meses anteriores

O tranco na atividade econômica constatado pelo Banco Central veio acompanhado da queda no ritmo da geração de empregos no país. Segundo adiantou ontem o Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) a serem divulgados hoje devem apontar que junho terminou com um saldo de 240 mil novas vagas. A quantidade está abaixo da verificada nos três meses anteriores e foi suficiente para acender especulações quanto ao impacto do aumento dos juros no ritmo da atividade econômica. Lupi, no entanto, minimizou a situação e demonstrou confiança no desempenho deste ano, sob a justificativa de que, na comparação com o mesmo mês de 2009, houve crescimento acima de 100%. No semestre, foi criado 1,5 milhão de postos.

Embora a base de comparação esteja fragilizada, por se tratar do período em que o Brasil se recuperava dos efeitos da crise econômica mundial, Lupi se diz otimista e estima fechar 2010 com acréscimo de 2,5 milhões de empregos com carteira assinada. Se o ministro acertar, 1 milhão de postos deverá ser criado no segundo semestre, 33% a menos do que nos primeiros seis meses de 2010, apesar de a segunda metade do ano ser tradicionalmente o

período mais aquecido para a produção industrial. De acordo com os números do Caged, de janeiro a junho do ano passado, o saldo foi de 299,5 mil empregos formais criados.

Sazonalidade ¿Crescer menos é diferente de diminuir. Era previsível que, tendo os seis primeiros meses com a força que teve, nós teríamos, no segundo semestre, um crescimento não tão grande¿, disse Lupi. O ministro justificou os números como reflexo de efeitos sazonais, entre eles a diminuição das contratações na educação, férias e alguns setores agrícolas que deixam de produzir nesta época do ano, todos padrões normais e que não seriam motivo para preocupação.

No entanto, o diretor adjunto do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit), da Universidade de Campinas (Unicamp), Anselmo dos Santos, avalia que o mercado sofreu diversos ajustes nos últimos meses devido às vendas da copa ou aos ajustes no fluxo dos estoques e, segundo ele, isso pode ter se refletido no crescimento menor da geração de empregos formais. ¿É preciso esperar até setembro para fazer uma análise de conjuntura mais precisa. Não dá para dizer que o resultado é sinal de ameaça, até porque há uma defasagem natural entre o aumento dos juros e o reflexo na contratação de funcionários¿, argumentou.

Perspectiva Segundo o especialista, o saldo de 1,5 milhão de empregos formais no primeiro semestre foi positivo e tudo indica que continuará crescendo até o fim do ano. Os dados mais recentes do Caged vão até maio e mostram que o número de empregos formais variou positivamente em 6,43% na comparação com o mesmo mês de 2009. No ano, a variação acumulada é de 3,82%. De janeiro a maio, 8,1 milhões de trabalhadores foram contratados com carteira assinada, mas 6,8 milhões foram desligados, o que gerou um saldo positivo de 1,2 milhão de postos ocupados.

Rescisão on-line

O Ministério do Trabalho lançou o Homolognet, um sistema que permite a homologação da rescisão do contrato de trabalho via internet. Com o novo sistema, a expectativa é que, a médio prazo, o tempo para concessão do seguro-desemprego caia dos atuais 20 dias para aproximadamente cinco. Por enquanto, o mecanismo está disponível em fase experimental e facultativa em cinco estados: Distrito Federal, Rio de Janeiro, Tocantins, Paraíba e Santa Catarina. Mas a cobertura deve aumentar gradualmente e alcançar todo o país até o fim do ano.

Até o mês passado, foram 3,6 milhões de beneficiados com o seguro-desemprego e a estimativa é de que, até o fim do ano, esse número chegue a 6,6 milhões. O sistema oferecerá ainda a conferência dos valores das rescisões contratuais a que cada trabalhador tem direito, com objetivo de reduzir o acúmulo de processos na Justiça e as fraudes. O Homolognet é um processo que ainda está na fase de projeto piloto, etapa em que funcionará em caráter experimental.

¿A partir do momento em que você sabe quem está fazendo a rescisão e se os cálculos estão certos, você imediatamente tem como chegar à autorização do seguro¿, declarou o ministro do Trabalho, Carlos Lupi. O formulário é oferecido por meio de um link no site do ministério (www.mte.gov.br). (GHB)