Título: Vaccarezza e Alves farão 1º duelo de PT e PMDB
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 24/09/2010, Especial, p. A20

Praticamente garantidos como as duas maiores bancadas da Câmara, PT e PMDB devem começar logo após o segundo turno das eleições a sua primeira disputa por poder após a aliança que tende a eleger a petista Dilma Rousseff para a Presidência da República, segundo apontam as pesquisas de intenção de voto. Tanto o líder do PMDB na Casa, deputado Henrique Eduardo Alves (RN) quanto o deputado paulista Cândido Vaccarezza evitam se posicionar em público como candidatos à presidência da Câmara, mas são os mais cotados para tornarem-se os protagonistas da disputa. O embate entre petista e pemedebista será o primeiro que suas legendas terão no Congresso.

Os dois deputados se destacam mais como articuladores políticos do que como formadores de opinião na Casa, mas diferem em todo o resto. Henrique Eduardo é o presidente estadual do PMDB do Rio Grande do Norte e não tem rivais dentro do partido pela indicação. Vaccarezza teve competidores internos em todos as funções que pleiteou no PT e não deverá ser diferente neste caso: outros nomes são citados no partido, como o do ex-presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia.

O deputado pemedebista é o decano do Congresso Nacional: acumula mandatos ininterruptos desde 1970. Dos seus 61 anos de vida, 40 foram passados como deputado. Nem sempre por opção: em 1992, perdeu por menos de 1 mil votos a eleição para a prefeitura de Natal. Em 2002, foi excluído à última hora da chapa presidencial do PSDB, que acabaria derrotada naquele ano. Vaccarezza está no primeiro mandato como deputado federal e conseguiu exercer, não sem resistência, a liderança do governo e da bancada do PT.