Título: Folgada liderança leva Campos a campanha em outros Estados
Autor: Camarotto , Murillo
Fonte: Valor Econômico, 30/09/2010, Política, p. A14

Acima dos 70% das intenções de voto, melhor desempenho entre todos os candidatos a governador no país, segundo o Ibope, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), abriu mão de sua campanha para ajudar candidatos do seu partido que não andam tão satisfeitos com as pesquisas. Presidente nacional do PSB, Campos esteve ontem na Paraíba e no Rio Grande do Norte, onde pediu votos para seus postulantes ao governo e ao Senado.

Na capital da Paraíba, Campos participou de uma caminhada ao lado do ex-prefeito de João Pessoa Ricardo Coutinho (PSB), que concorre ao Executivo Estadual. Oscilando em torno dos 35% nas pesquisas, Coutinho corre sério risco de ser derrotado já no primeiro turno pelo atual governador, José Maranhão (PMDB), que vem na casa dos 50%.

Antes do início da campanha na Paraíba, a expectativa era de que a disputa seria mais equilibrada, com grandes chances de ir ao segundo turno. No entanto, uma fonte próxima a Coutinho admitiu que Maranhão foi mais hábil nas costuras políticas e conseguiu abrir a frente necessária para ser eleito já no próximo domingo. "Ele [Maranhão] soube se beneficiar do instituto de reeleição e investiu muito em propaganda", afirmou a fonte.

Com o vice do PT, o atual governador conseguiu ainda garantir o apoio exclusivo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que também era pleiteado por Coutinho. Apesar de fazer questão de frisar que tem Lula e Dilma Rousseff (PT) a seu lado, o candidato do PSB não conseguiu que o presidente gravasse para seu programa eleitoral. "Isso também pesou muito", disse a fonte.

No Rio Grande do Norte, Campos tenta ajudar a campanha do atual governador, Iberê Ferreira de Souza (PSB), que apesar de vir crescendo nas últimas pesquisas, ainda não conseguiu chegar aos 30% na preferência do eleitorado. Na dianteira está a senadora Rosalba Ciarlini (DEM), que orbita em torno dos 50%.

A eleição potiguar tem ainda outro agravante para o PSB. A ex-governadora Vilma de Faria (PSB), que era tida como favorita para uma das vagas ao Senado, está em terceiro lugar nas pesquisas, próxima dos 40% das intenções de voto. Ela está muito atrás dos dois primeiros colocados: Garibaldi Alves (PMDB) e José Agripino Maia (DEM), ambos em torno dos 60%, também segundo o Ibope.

Campos alegou que ainda não tinha feito qualquer atividade como presidente do PSB e negou que as visitas signifiquem qualquer gesto de salto alto em relação à disputa em Pernambuco. "Não, não é porque eu ache que a eleição está ganha aqui que eu vou aos outros Estados. Vou só dar um saltinho nos Estados aqui pertinho, nos Estados vizinhos, que dá para ir e voltar", justificou o governador.