Título: No Piauí, o adversário do favorito Wilson Martins (PSB) está indefinido
Autor: Felício , César
Fonte: Valor Econômico, 01/10/2010, Política, p. A15

A disputa para governador no Piauí terá segundo turno. O favorito, com 39% das intenções de voto, de acordo com pesquisa Ibope, é o candidato Wilson Martins, do PSB, partido que integra a coligação liderada pelo PT. O que ainda está indefinido é quem vai disputar o segundo turno com Martins. O PSDB pode perder a chance de colocar um tucano no governo piauiense.

Na última pesquisa do Ibope, divulgada no dia 24 de setembro, o candidato João Vicente Claudino (PTB) tinha o segundo lugar, com 27% nas intenções de voto. O adversário Sílvio Mendes (PSDB), estava com 25%. Praticamente empatados, levando em consideração a margem de erro de três pontos percentuais. Esses resultados revelam uma mudança na preferência do eleitorado e lançam um novo cenário que será definido somente no domingo.

Até a pesquisa anterior do Ibope, Mendes estava em segundo nas intenções de voto. No levantamento anterior, divulgado em 10 de setembro, o tucano estava em segundo, com 27%, e o petebista Claudino, com 23%. Caso Claudino consiga ir para o segundo turno, o PSDB perde a possibilidade de colocar um tucano no governo piauiense. Claudino é senador com mandato até 2015.

Desde a primeira pesquisa do Ibope, o governador Wilson Martins cresceu 15 pontos percentuais. Caso ele saia vitorioso, o atual governador reforça a nova fase na política do Estado, aberta com a eleição do petista Wellington Dias, em 2002. Martins foi vice no segundo mandato de Dias, que se desincompatibilizou para se candidatar a senador. A campanha do candidado da coligação liderada pelo PT está baseada no crescimento econômico do Estado desde 2003, com a redução de índices de pobreza, analfabetismo e mortalidade infantil.

A preferência pelo PT entre o eleitorado piauiense não está restrita à disputa ao governo. O petista Wellington Dias lidera as intenções de voto para o Senado, com 59%, de acordo com última pesquisa do Ibope. A disputa pela segunda vaga fica por conta do senador Mão Santa (PSC), com 30% dos votos, e Ciro Nogueira (PP), com 27%. O ex-prefeito de Teresina, Heráclito Fortes, foi perdendo espaço na disputa ao Senado para Ciro e estava com 20% das intenções de voto na última pesquisa. Caso o candidato do PP saia vitorioso, o Estado trocaria dois oposicionistas no Senado por dois governistas, reforçando o fenômeno esperado de crescimento da bancada situacionista.