Título: No Rio Grande do Norte, Iberê ganha pontos, mas Rosalba ainda tem 49%
Autor: Felício , César
Fonte: Valor Econômico, 01/10/2010, Política, p. A15
Foi só o presidente Lula começar a aparecer nas últimas semanas no programa do candidato à reeleição do governo do Rio Grande do Norte, Iberê Ferreira de Souza (PSB), que o governador licenciado do estado disparou seis pontos percentuais na última pesquisa eleitoral, conforme o Ibope. O levantamento, divulgado em 24 de setembro, mostra que Iberê passou de 23% para os atuais 29%. A distância ainda é grande para a candidata Rosalba Ciarlini (DEM), que teve a preferência de 49% dos entrevistados, queda de apenas um ponto percentual na comparação com o levantamento anterior. O atual percentual, garante à representante da coligação "A Força da União" 10 pontos percentuais além da soma de todos os outros candidatos na disputa. Mas seria insuficiente para encerrar a corrida eleitoral ao governo no primeiro turno.
O terceiro colocado nas pesquisas, Carlos Eduardo (PDT) caiu para 9% da preferência, depois de ter chegado a 14% em 19 de agosto (segunda rodada de pesquisas do Ibope)
Conforme a quinta rodada de pesquisas, o candidato Roberto Ronconi (PTC), que tinha um ponto, agora está com zero. Os votos brancos e nulos somam 6%
e os indecisos, 4%.
Iberê Ferreira de Souza, que assumiu o governo do Rio Grande do Norte em 31 de março mediante a renúncia de Wilma de Faria (que concorre ao senado pelo PSB), se licenciou do governo estadual na última segunda-feira, para se dedicar à campanha na reta final da eleição. Durante sua ausência, o Poder Executivo potiguar será ocupado pelo presidente do Tribunal de Justiça, o desembargador Rafael Godeiro. O presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Robinson Faria (PMN), deveria ter sido empossado. Mas Faria é candidato a vice-governador na chapa de Rosalba Ciarlini.
Na corrida pelo senado federal, os dois candidatos que deverão ganhar o pleito, conforme a pesquisa, serão José Agripino (DEM) e Garibaldi Filho (PMDB). Agripino está com 58% das preferências, perto da liderança de Garibaldi Filho, que tem 60%. Na rodada anterior, Agripino tinha 54% e Garibaldi Filho mantinha seus 60%. A terceira candidato, a ex-governadora Wilma de Faria (PSB), está longe do confronto, com 37% das intenções de voto. Tanto a pesquisa para o Senado quanto a para o governo foram realizadas entre 20 e 22 de setembro, com margem de erro de 3 pontos percentuais e amostragem de 812 pessoas (protocolo 31765/2010 e 27455/2010, TRE/RN e TSE)