Título: No AM, embate mais acirrado é pelo Senado
Autor: Máximo , Luciano
Fonte: Valor Econômico, 01/10/2010, Política, p. A21

Os cerca de 1 milhão de eleitores de Manaus terão direito a transporte público gratuito neste domingo. O prefeito Amazonino Mendes (PTB) sancionou ontem lei que libera as catracas dos ônibus da capital do Amazonas no dia do pleito, atendendo à solicitação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM). De acordo com a prefeitura, o acesso facilitado às urnas vai custar R$ 2 milhões e deverá ajudar a elevar o índice de comparecimento dos eleitores. O tribunal eleitoral esclareceu que a medida é uma forma de coibir o transporte ilegal de eleitores e não deverá favorecer nenhum candidato.

A disputa para o governo do Amazonas está polarizada entre o governador Omar Aziz (PMN) e o senador Alfredo Nascimento (PR). No início da campanha, os dois brigavam voto a voto. Mas o candidato da situação disparou nas pesquisas nas últimas três semanas, tendo o ex-governador Eduardo Braga (PMDB) como o principal cabo eleitoral. Na última pesquisa Ibope, realizada entre os dias 10 e 12 de setembro, Aziz aparecia com 53% das intenções de voto, vantagem que lhe garantiria a vitória no primeiro turno. Mesmo colando sua imagem à do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Nascimento não consegue superar a marca dos 32%. Os outros candidatos somam 5% dos votos.

Por não se esperar surpresas no pleito para o governo, as atenções no Estado estão voltadas para a disputa pelo Senado. Com 80% das intenções de voto, Eduardo Braga está praticamente eleito para a primeira vaga. A deputada federal Vanessa Grazziotin (PCdoB) e o senador Arthur Virgílio (PSDB) disputam acirradamente a segunda cadeira. Com ampla aliança e apoio de Lula, Dilma Rousseff e Braga, Vanessa precisou de pouco mais de um mês de campanha para superar o tucano nas intenções de voto. Na última pesquisa Ibope, ela aparece com 39% contra 34% de Virgílio. "O Arthur tem grande cacife político, mas se encontra muito isolado nesta campanha", diz o petista Aloysio Nogueira, professor de história da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Na corrida à Presidência, a candidata petista Dilma Roussef vence com folga no Amazonas. O Ibope lhe dá 76% das intenções de voto, contra 13% de José Serra (PSDB) e 8% de Marina Silva (PV). Brancos, nulos e indecisos representam 11% dos entrevistados.