Título: Greve dos bancários entra no sétimo dia
Autor: Máximo , Luciano
Fonte: Valor Econômico, 05/10/2010, Brasil, p. A2

A greve nacional dos bancários entra hoje no sétimo dia e contabiliza 6.527 agências fechadas em 26 Estados e no Distrito Federal, conforme balanço divulgado ontem pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). Só em São Paulo e Osasco, o sindicato da categoria informou que 600 agências e 13 centros administrativos estão fora de operação, com 29 mil trabalhadores de braços cruzados.

Os bancários reivindicam 11% de reajuste nominal, valorização dos pisos salariais, maior participação nos lucros e resultados (PLR), medidas de proteção da saúde que inclua o combate ao assédio moral e às metas abusivas, garantia de emprego, mais contratações, igualdade de oportunidades para todos e mais segurança.

Os bancos aceitaram conceder aumento de 4,29%, reajuste que cobre a inflação medida pelo INPC. A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que não se manifesta sobre os números da paralisação, disse que espera uma contraproposta dos bancários e condenou a greve. "Não podemos aceitar um índice exagerado como o pleiteado pelos sindicatos, que têm recorrido à tática de interromper o diálogo, sem tentar uma aproximação de números na mesa de negociações."