Título: Partido Verde do Acre declara voto em Dilma
Autor: Agostine , Cristiane
Fonte: Valor Econômico, 20/10/2010, Política, p. A9

No Acre, Estado em que a senadora Marina Silva (PV) se projetou politicamente, integrantes do PV decidiram apoiar a candidatura de Dilma Rousseff (PT) no segundo turno da disputa presidencial. Em reunião com o senador e recém-eleito governador Tião Viana (PT), na segunda-feira, dirigentes e militantes do diretório estadual do partido optaram por acompanhar a Frente Popular, grupo que há doze anos comanda o Estado, é liderado pelo PT e composto por 14 partidos, entre eles o PV.

Entre os principais apoiadores do PV à campanha do PT está Elenira Gadelha Bezerra Mendes, filha de Chico Mendes, líder seringalista morto em 1988. A viúva de Chico Mendes, Ilzamar Mendes, no entanto, apoia José Serra (PSDB).

A presidente do diretório do PV do Acre, Shirley Torres de Araujo, disse que apesar do apoio, os militantes devem seguir a decisão tomada na convenção do partido, de não usar símbolos do PV na campanha. A opção do comando nacional da legenda é a da neutralidade. "Assumir uma posição de neutralidade no Acre é muito difícil, porque o PV compõe o grupo que está no governo. Apoiamos em nome do projeto do Acre", disse a dirigente. No Acre, o partido tem mil filiados.

A família de Marina, no entanto, não deve declarar voto. Os parentes da candidata que ficou em terceiro lugar na disputa presidencial devem decidir em conjunto o voto em Dilma ou em Serra. A tendência é evitar a vinculação a uma das candidaturas, segundo Eudes Silva, um dos sobrinhos de Marina que participou do comando da campanha presidencial no Acre. "Marina optou pela neutralidade e não queremos declarar voto, para não mostrar que há uma posição diferente", disse. A senadora está em Brasília e deve "combinar" o voto com a família pelo telefone.

Dois dias depois do anúncio do apoio do PV do Acre ao PT, o PSDB prepara uma "ofensiva" no Estado. Hoje Geraldo Alckmin, recém-eleito governador de São Paulo, desembarca em Rio Branco para pedir votos ao tucano. No Estado, Serra obteve sua maior votação proporcional no país, 52,12% . Dilma obteve 23,92% e Marina, 23,45%.