Título: Ibope traz aumento da diferença entre Serra e Dilma
Autor: Agostine , Cristiane
Fonte: Valor Econômico, 21/10/2010, Política, p. A7

Na disputa pela Presidência, a diferença entre a candidata Dilma Rousseff (PT) e o candidato José Serra (PSDB) aumentou de seis pontos percentuais para onze pontos em uma semana, segundo pesquisa Ibope divulgada ontem. Dilma tem 51 % das intenções de voto e Serra, 40 %. As intenções de voto em branco e nulos somam 5%. Os eleitores que disseram não saber em quem vão votar são 4% dos entrevistados. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Na contagem apenas dos votos válidos, ou seja, sem os votos em branco, nulo e os indecisos, a petista tem 56% e o tucano, 44%, segundo o Ibope. Na pesquisa anterior, divulgada há uma semana, Dilma aparecia com 53% dos votos válidos, e Serra com 47%. O instituto ouviu 3.010 eleitores entre os dias 18 e 20 de outubro. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo".

A pesquisa Ibope divulgada ontem registra uma diferença semelhante aos doze pontos percentuais em favor da candidata petista apontados na pesquisa Vox Populi divulgada na terça-feira e realizada entre os dias 15 e 17 deste mês.

Ontem, também foi divulgada pesquisa CNT/Sensus, que aponta uma diferença menor entre os candidatos, de cinco pontos percentuais. O levantamento registra a manutenção das intenções de voto da petista e aponta uma ligeira queda das intenções de voto do tucano. Dilma tem 46,8% e Serra aparece com 41,85 % (antes tinha 42,7%). A pesquisa tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais e indica a saída do cenário de empate técnico registrado nos dados anteriores. Os votos em branco e nulo somam 4,1% e os que declararam que não sabem em quem votar totalizam 7,2%. Nos votos válidos, Dilma tem 52,8% e Serra, 47,2% das intenções de voto. A pesquisa CNT/ Sensus foi feita entre os dias 18 e 19 deste mês com 2 mil eleitores.

De acordo com a pesquisa CNT/ Sensus, Dilma cresceu mais nas regiões Sul e Sudeste e Serra, nas regiões Norte e Centro Oeste. O maior aumento de Dilma se deu no Sudeste, com 3,9% a mais em relação à pesquisa anterior. A maior queda foi no Nordeste, onde perdeu 3,2%. Serra ganhou mais no Norte/ Centro Oeste, 6,9%, e perdeu mais votos na região Sul, 10,9% .