Título: O amigo de todo o país
Autor: Jeronimo, Josie; Pariz, Tiago
Fonte: Correio Braziliense, 22/07/2010, Política, p. 2

Para reforçar a imagem nacional, Serra procura estreitar laços nos estados com \"declarações de amor\" às regiões por onde passa

Candidato do PSDB à Presidência, José Serra tenta desvincular a imagem de político paulista e construir a de liderança nacional. A agenda de campanha mostra que, desde o início da corrida eleitoral, o tucano passou apenas cinco dias no estado que governou, incluindo domingos, tradicionalmente dedicados à família. Serra embarca hoje para o sul do país.

Já visitou estados do Nordeste, do Sudeste e do Centro-Oeste. Em cada viagem, o presidenciável estreita os laços com declarações de amor àquela região e corpo a corpo com eleitores. Me sinto em casa no Paraná, qualquer paulista quando chega ao Rio se encanta, me considero amigo de Pernambuco, disse o tucano.

Anteontem, em Goiânia, um empresário que assistia à palestra de Serra cobrou que ele falasse menos de São Paulo. Exemplos da sua administração à frente da prefeitura e do governo estadual são frequentes. Assim como atividades que desenvolveu no Ministério da Saúde e no Congresso.

Para o PSDB, Serra não faz campanha paulista. É conversa de elefante. É preferível ser paulista do que não ser nada. Ninguém sabe se a ministra Dilma é gaúcha, mineira..., critica o coordenador da campanha tucana, senador Sérgio Guerra (PSDB-PE). A candidata do PT nasceu em Belo Horizonte, mas se estabeleceu na vida pública no Rio Grande do Sul.

Para o presidente do partido, o candidato precisa dizer o que fez para confrontar com a inexperiência da adversária. É evidente que ele tem uma obra feita. A ministra Dilma, não. O caráter nacional da campanha, segundo Guerra, está evidente.

Recentemente, Serra declarou ter construído a vida política na terra do senador e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e prometeu ser amigo do estado.

A primeira visita do tucano a Pernambuco foi durante a campanha à Presidência da UNE, depois de convite feito pelo então governador Miguel Arraes.

Espinhos O Nordeste é a região mais difícil para a campanha tucana por conta dos índices de popularidade de Lula. A estratégia da campanha é reforçar a presença do candidato naquela área e potencializar a atuação de lideranças locais, como prefeitos e deputados.

Uma agenda por semana está prevista na região. No fim do mês, o tucano deve participar de homenagens ao músico pernambucano Luiz Gonzaga. A campanha prepara um jingle inspirado em composição do Rei do Baião, com produção a cargo de Liminha.

O site do candidato tenta fortalecer a imagem nacional. Ilustrado com imagens de pontos turísticos do Brasil, tinha ontem notícias sobre a visita do tucano a Goiânia e reportagens sobre a Amazônia e Minas Gerais.