Título: Brasil atrai interesse de companhias francesas
Autor: Mahlmeister , Ana Luiza
Fonte: Valor Econômico, 27/10/2010, Empresas, p. B3

O trabalho do cônsul comercial da França no Brasil e diretor da Ubifrance, Eric Fajole, ficou muito mais fácil no último ano. O interesse das empresas francesas pelo país se intensificou com o crescimento do mercado interno e o fato de o Brasil ter sofrido pouco com a crise financeira internacional de 2008. Na edição da Futurecom - evento de telecomunicações que acontece até quinta-feira, em São Paulo - o pavilhão francês vai abrigar 25 empresas ante 20 no ano passado. São pequenas e médias companhias que já têm presença no Brasil com escritórios e até fábricas.

O interesse da França no Brasil na área de tecnologia da informação e telecomunicações está crescendo. Às tradicionais fabricante de computadores Bull, da Alcatel-Lucent da área de infraestrutura de redes de telecomunicações, e Atos Origin de serviços, juntaram-se recentemente novas empresas ao grupo. A Vivendi adquiriu a operadora GVT por ¿ 2,8 bilhões em 2009, e a Capgemini, que neste ano comprou 55% da CPM Braxis por R$ 517 milhões. Na área de cartões inteligentes e chips para celular e automação bancária estão a Gemalto e a Oberthur.

Didier Dabin, conselheiro em novas tecnologias da Ubifrance, agência pública francesa para o desenvolvimento das empresas, destaca que a partir de 2008 o órgão detectou um novo movimento de pequenas e médias companhias que migraram de países do Leste Europeu para o Brasil. No pavilhão da França na Futurecom está, por exemplo, a Guyacom, operadora da Guiana Francesa que oferece banda larga por satélite, fibra óptica ou WiMax e tem um projeto de construção de um backbone entre a Guiana e o Brasil.

A Sagemcom oferece modem, roteadores set top boxes, tem fábrica em Curitiba (PR) e em 2011 abrirá linha de produção na Zona Franca de Manaus. Outra empresa, a Altran, atua na área de consultoria em processos de engenharia, transportes e tecnologia da informação. Outra francesa presente na Futurecom é a Sisteer que faz a implantação de operadoras móveis virtuais, tendo como cliente o Carrefour.

De acordo com Eric Fajole, o ano da França no Brasil, em 2009, caracterizado por eventos culturais e comerciais, foi muito importante para chamar a atenção da França para o Brasil. "Os bons ventos da economia fizeram o resto", completa.

De acordo com o consulado, entre 428 empresas francesas presentes no Brasil, aproximadamente 60 delas pertencem ao setor de tecnologia da informação, empregando em torno de 40 mil pessoas, 10% dos empregos criados pelas empresas francesas no Brasil. Em 2009, a França passou de sexto para quinto país em fluxo de investimentos diretos realizados no Brasil, com aporte de US$ 2,1 bilhões. (ALM)