Título: Canadenses esperam firmar mais parcerias
Autor: Mahlmeister , Ana Luiza
Fonte: Valor Econômico, 27/10/2010, Empresas, p. B3

As empresas de tecnologia da informação e telecomunicações (TIC) do Canadá também estão interessadas em ganhar mais espaço no mercado brasileiro. Juntamente com os franceses, eles formam maioria entre os grupos estrangeiros que participam da Futurecom. Neste ano, 23 companhias canadenses participam da feira, quatro a mais do que na edição anterior.

"O desenvolvimento muito rápido da classe C no Brasil e das vendas de celulares e computadores tornaram o país mais atraente para as companhias canadenses", afirmou a consulesa geral do Canadá, Abina Dann. De acordo com o consulado, existem 100 empresas do segmento de TIC operando no Brasil, número que cresceu 10% em 2009 e tende a crescer outros 10% neste ano. As companhias canadenses são em sua maioria de pequeno e médio portes e preferem fazer parcerias e terceirizar a produção, em vez de instalar fábrica em outros países.

Do total de empresas de TI e telecomunicações com negócios no país, 66 têm produção local. Entre elas está a Research in Motion (RIM), fabricante do smartphone BlackBerry. A empresa já tinha representação comercial no Brasil, mas em março deste ano fechou acordo com a Flextronics para fabricar seus celulares em Sorocaba (SP). "É provável que mais parcerias como essa sejam anunciadas em breve", disse a consulesa. No Canadá, o setor de TI e telecomunicações é formado por 32,7 mil empresas, que geram receita anual de US$ 154 bilhões (5% do Produto Interno Bruto). As exportações do setor giram em torno de US$ 30 bilhões, mas não há dados sobre o comércio com o Brasil do setor.