Título: Para Vox Populi, vantagem de Dilma sobre Serra é de 11 pontos
Autor: Ulhôa , Raquel
Fonte: Valor Econômico, 26/10/2010, Política, p. A12
Pesquisa do instituto Vox Populi realizada para o portal de notícias iG e divulgada ontem registra que a candidata do PT, Dilma Rousseff, mantém a vantagem sobre o adversário do PSDB, José Serra, levando-se em conta os votos válidos. Houve pouca variação também nos votos totais, onde Dilma aparece com 49% das intenções de voto e Serra, com 38%. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos. Em relação à enquete anterior, feita entre 15 e 17 de outubro, a ex-ministra caiu dois pontos e Serra, um ponto. Eles tinham 51% e 39%, respectivamente - uma diferença de 12 pontos.
Com base nos votos válidos (57% para Dilma e 43% para Serra), a vantagem da petista sobre o adversário é de 14 pontos percentuais, a mesma da pesquisa anterior. Foram ouvidas 3 mil pessoas em 214 municípios, entre 23 e 24 de outubro, portanto depois do confronto entre militantes tucanos e petistas no Rio de Janeiro, durante o qual Serra foi atingido na cabeça por um objeto - episódio que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva considerou uma "farsa".
O Vox Populi registrou aumento do percentual de eleitores indecisos, de 4% para 7%. Os entrevistados que se dizem dispostos a votar nulo ou em branco permanecem em 6%, mesmo patamar observado na pesquisa anterior. Entre os entrevistados, 88% disseram ter certeza do seu voto. A pesquisa mostra algumas mudanças em relação aos desempenhos regionais. Dilma mantém a maior vantagem no Nordeste (64% contra 27% de Serra), com queda de um ponto para cada um. No Sul, a única região em que o Serra aparece à frente (47% a 39%), ele caiu três pontos e ela subiu dois.
A candidata do PT mantém a preferência entre católicos (51% a 39%), católicos não praticantes (53% a 35%) e evangélicos (44% a 41%). Ela também é preferida entre os eleitores que dizem não ter religião (46% a 38%).