Título: DNA do Ficha Limpa em vídeo
Autor: Rizzo, Alana
Fonte: Correio Braziliense, 20/07/2010, Política, p. 3

Tucanos preparam documentário para exaltar a lei de origem popular que proíbe candidatos com condenações judiciais e o papel do vice de Serra na finalização do texto

O comando de campanha tucano vai produzir um documentário colaborativo sobre o Ficha Limpa na internet. O projeto elaborado pelo Mobiliza PSDB quer consolidar o papel do vice de José Serra, Índio da Costa (DEM-RJ), relator do texto, na aprovação da proposta no Congresso Nacional. Foi nesse mesmo site que o deputado federal afirmou durante uma entrevista que o Partido dos Trabalhadores teria ligações com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e com o narcotráfico. O vídeo foi retirado do ar às pressas depois da repercussão negativa. Entretanto, a ideia foi mantida.

Até receber a relatoria do projeto da Ficha Limpa no início do ano, Índio da Costa era um parlamentar pouco expressivo no Congresso. O texto elaborado pelo parlamentar não encontrou consenso e teve de ser reescrito por José Eduardo Cardozo (PT-SP). No fim, acabou também suavizado no Senado por Francisco Dornelles (PP-RJ), que também chegou a ser cotado para a vaga de vice na chapa tucana. Aprovada em plenário, o DEM trabalhou para emplacar Índio como um dos mentores da matéria. Uma das estratégias era limpar a imagem do partido, alvejado pelas denúncias do mensalão no Distrito Federal.

Indicações O vídeo será construído, de acordo com o site, seguindo o mesmo modelo de participação popular do Ficha Limpa. Para isso, o PSDB pede indicações de pessoas que participaram de forma direta ou indireta da tramitação do projeto, relatos de experiências de mobilização, sugestões de links de sites, vídeos, fotos, desenhos, músicas e animações que tratem do tema. Sugerem também que internautas gravem depoimentos sobre a proposta com opiniões e críticas.

¿Seja um personagem deste documentário¿, diz o texto divulgado na internet. ¿O conteúdo produzido e/ou enviado por você guiará toda a produção do minidoc¿, completa. Até agora, dois comentários já foram publicados no site. O primeiro é de uma assessora do deputado Índio, que faz questão de reforçar a participação do vice e agradece a oportunidade de falar sobre o movimento Ficha Limpa. Já o segundo faz uma comparação das exigências para o ingresso na administração pública e na iniciativa privada.

O convite para participar do minidoc será enviado para todos os inscritos na rede Mobiliza. A equipe da internet pede ainda que a produção seja divulgada nas redes sociais, especialmente no Twitter, já que os tuítes serão parte do documentário.

¿Queremos a contribuição das pessoas para os vários documentários e minirreportagens que vamos fazer. Estamos trabalhando agora para montar uma estrutura para receber e editar todos esse material¿, explica a coordenadora de internet da campanha, a vereadora Soninha Francine (PPS-SP).

Queremos a contribuição das pessoas para os vários documentários que vamos fazer¿

Soninha Francine, coordenadora de internet na campanha tucana