Título: Serra vence em 12 dos 19 municípios de Marina
Autor: Agostine , Cristiane ; Lima , Vandson
Fonte: Valor Econômico, 01/11/2010, Politica, p. A6

Eleições: Margem da vitória tucana nos colégios eleitorais em que candidata do PV havia ganho foi insuficiente

Os votos da terceira colocada na disputa presidencial, Marina Silva (PV), ajudaram a candidatura de José Serra (PSDB) no segundo turno. O tucano venceu Dilma Rousseff (PT) em 12 dos 19 colégios eleitorais onde Marina ficou à frente no primeiro turno. O resultado eleitoral, no entanto, foi insuficiente para impedir a derrota do tucano. Para reverter sua desvantagem, Serra precisava ter conquistado uma fatia maior dos quase 20 milhões de eleitores que votaram na candidata do PV em 03 de outubro.

A campanha tucana obteve sucesso na busca pelos votos de Marina no Rio de Janeiro. Dos dez colégios eleitorais onde a candidata do PV venceu no primeiro turno, o tucano ganhou em sete no segundo turno. No Estado, o PSDB intensificou as campanhas de rua e contou com o apoio do deputado Fernando Gabeira, uma das principais lideranças do PV. Gabeira disputou o governo do Rio coligado com o PSDB e, após ser derrotado nas urnas, anunciou apoio a Serra. O deputado articulou a adesão de dirigentes do partido à campanha tucana.

No Rio, Dilma venceu em Volta Redonda, Rio das Ostras e Niterói, municípios que, em comum, têm grandes investimentos da Petrobras e recebem recursos provenientes dos royalties. No balanço geral do Estado, a candidata petista ganhou com 60,48% dos votos. Serra ficou com 39,52% .

O candidato tucano também se beneficiou dos votos de Marina no Espírito Santo e ganhou nos três municípios onde a candidata do PV venceu na eleição de 03 de outubro. A vitória no primeiro turno do aliado ao governo federal Renato Casagrande (PSB) na disputa pelo governo estadual não foi suficiente para impedir a vitória do tucano na capital. Além de Vitória, Serra venceu em Vila Velha e João Neiva.

Em Minas, o cenário foi diferente e mesmo com a reeleição no primeiro turno de Antonio Anastasia (PSDB) ao governo do Estado, Dilma ganhou na maior parte dos municípios onde Marina teve o maior percentual dos votos. Em Sabará, cidade onde a candidata do PV obteve 42,47% dos votos, Dilma conquistou 58,99% dos votos ontem. Foi o maior percentual de votos da petista nesse grupo de 19 municípios. Sabará tem 82,4 mil eleitores.

Serra, no entanto, ganhou em Belo Horizonte, cidade com 1,82 milhões de eleitores. A vitória da disputa presidencial no município foi apertada: o tucano recebeu 50,39% dos votos e a petista obteve 49,61%. No total, a petista ganhou em três municípios onde Marina liderou e o tucano ficou com dois.

Em Brasília, a candidata do PT também se beneficiou dos eleitores que optaram pelo PV na eleição de 3 de outubro e obteve 52,81% dos votos. Serra ficou com 47,19% dos votos. Dos 19 colégios eleitorais, Brasília é o que tem o maior número de eleitores, 1,83 milhões de pessoas.

O mesmo resultado se repetiu no Distrito Federal - única unidade federativa onde Marina liderou a disputa presidencial no primeiro turno, com 31,74%. No segundo turno, o PV coligou-se com o PT e apoiou a candidatura vitoriosa do petista Agnelo Queiroz. O apoio ajudou Dilma a receber 52,81% dos votos. No primeiro turno, ela havia recebido menos da metade desse percentual, 24,30%.

No segundo turno da disputa presidencial, tanto Serra quanto Dilma cortejaram Marina em busca do apoio da candidata do PV, que recebeu quase 20 milhões de votos. Ela optou, no entanto, por não apoiar abertamente nenhuma das duas candidaturas. As pesquisas de opinião já indicavam que Serra deveria se beneficiar com os votos de Marina e que ficaria com cerca de 60% dos eleitores do PV. Os diretórios do partido se dividiram quanto ao apoio, mas a maioria dos dirigentes optou por apoiar a petista.