Título: Anchieta tem vitória apertada em RR
Autor: Prestes , Cristine
Fonte: Valor Econômico, 01/11/2010, Politica, p. A15

José de Anchieta Junior (PSDB) foi reeleito governador de Roraima por uma diferença de apenas 1.759 votos. Na disputa mais acirrada do segundo turno, Anchieta venceu com 50,41% dos votos válidos. O engenheiro, nascido no Ceará, derrotou Neudo Campos (PP), que teve 49,59% do total.

O atual governador não tem um vasto currículo político. Anchieta chegou ao poder em Roraima em 2007, quando o governador Ottomar Pinto morreu. Naquela época, Anchieta era vice-governador. Derrotado, Neudo foi governador duas vezes, de 1995 a 2002, e até agosto deste ano era deputado federal. Acumula também tantos inquéritos e ações judiciais que foi considerado o campeão da ficha suja no país.

O tema principal das eleições em Roraima foi a reserva indígena Raposa Serra do Sol. Com a demarcação da área feita por uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) há cerca de um ano e meio, os arrozeiros foram expulsos. Como os indígenas são minoria no Estado, as campanhas giraram em torno da criação de novas formas de ocupação da Raposa Serra do Sol. Uma das principais bandeiras de Anchieta foi a construção de uma usina hidrelétrica, batizada Cotingo, no território.

Os candidatos já haviam encerrado o primeiro turno praticamente empatados, com uma vantagem para Anchieta de menos de três pontos percentuais - 47,62% dos votos válidos. No entanto, pesquisa posterior do Ibope, feita entre os dias 15 e 17 de outubro, apontava uma disparada de Neudo, com 50% das intenções, nove pontos percentuais à frente do atual governador.

O processo eleitoral em Roraima foi bastante tumultuado. Em meio a diversos casos de apreensão de dinheiro que serviria para comprar votos, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) pediu um reforço da Polícia Federal, que enviou ao Estado 20 agentes e cinco delegados para tentar coibir a prática. Nessa eleição, foram apreendidos R$ 3,3 milhões que supostamente seriam usados para comprar os eleitores.

Ontem, durante a votação, o TRE suspendeu a programação da TV Ativa, canal 22, por propaganda eleitoral. Em uma entrevista, o candidato Neudo teria feito campanha contra Anchieta.