Título: Panelaço no mundo da internet
Autor: Almeida, Daniela
Fonte: Correio Braziliense, 21/07/2010, Política, p. 4

Marina promove o Twitaço, evento em que os internautas mandaram mensagens curtas em apoio à candidata do PV

São Paulo Na tentativa de mobilizar principalmente o público jovem, fatia importante de seu potencial eleitorado, a candidata Marina Silva (PV) criou um jeito de fazer barulho na internet. Inspirada nos panelaços argentinos, em que as pessoas se organizam em prol de algum tema batendo panelas, a senadora licenciada promoveu ontem, a partir de uma lan house em São Paulo, um evento, que chamou de Twitaço.

Entre o meio-dia e as 18h, internautas postaram mensagens de apoio à campanha de Marina sinalizadas pela expressão #euvotomarina. Como resultado da estratégia, boa parte do dia, entre os 10 temas mais populares do Twitter, dois estavam relacionados à candidata, que chegou a figurar antes do nome de Dilma Rousseff (PT) na lista. No mesmo dia, o perfil de Marina no Twitter também alcançou a marca de 100 mil seguidores.

Marina, que chegou à lan house por volta das 13h, preferiu, no entanto, o corpo a corpo com eleitores à participação no mundo virtual. Ela permaneceu apenas alguns minutos na lan house, aproveitou para conferir os resultados do Twitaço em um dos computadores e agradeceu à participação dos militantes. Essa militância virtual está fazendo uma diferença muito grande no mundo real, da política que se mobiliza não apenas como projeto de poder pelo poder.

Depois de conceder breve entrevista à imprensa, caminhou até um conjunto comercial na Avenida Paulista, um dos principais endereços paulistanos. No percurso, colou adesivos nas pessoas, abraçou eleitores e fez uma pausa para um café. No fim, posou para fotos ao lado de uma estátua de Dom Quixote, o personagem da literatura que luta contra moinhos de vento acreditando que são gigantes, e aproveitou para fazer uma crítica velada aos adversários. A diferença é que eu duelo contra moinhos de vento que acham que são gigantes.

Segundo Caio Túlio Costa, um dos responsáveis pela estratégia da campanha de Marina na internet, a ideia do Twitaço surgiu a partir dos próprios internautas, em uma comunidade simpatizante à candidata no Orkut. Foi feito de forma espontânea, disse. De acordo com Caio Túlio, quase metade dos jovens internautas acessa a rede por meio de lan houses. Daí a estratégia de lançamento para a mobilização virtual.

Oposição Marina voltou a criticar as acusações de José Serra (PSDB) e de Índio da Costa (DEM) contra o PT. Eles afirmaram que o partido tem ligação com as Forças Armadas Revolucionárias (Farc). Como resposta, o PT prometeu entrar na Justiça contra as declarações. Acho que essa forma de querer desconstruir o adversário pelo rótulo não é a melhor política. Quando não se quer discutir, quando não se quer debater, faz-se isso: rotula a pessoa desta ou daquela coisa. Eu prefiro debater e discutir do que ficar gratuitamente ferindo a honra das pessoas com rotulagem, disse.

Discurso em Nova York

Vinicius Sassine

O discurso de 40 minutos que Marina fará amanhã a investidores estrangeiros em Nova York foi cuidadosamente elaborado para agradar os ouvidos de empresários que têm negócios no Brasil ou que pretendem investir no país. A candidata mais à esquerda na disputa à Presidência da República fará uma defesa da política econômica que vigora no país há 16 anos, desenhada pelos tucanos durante a gestão de Fernando Henrique Cardoso e mantida pelos petistas durante os dois mandatos de Luiz Inácio Lula da Silva.

Marina tem elogiado durante a campanha eleitoral a estabilidade econômica conquistada por FHC e Lula. É um dos poucos pontos de convergência entre as duas gestões, segundo a candidata do PV, avanços que devem ser creditados a PSDB e PT, na visão de Marina. Em Nova York, ela deve acrescentar a perspectiva da sustentabilidade ao crescimento econômico.

Além de concordar com a política de metas de inflação, câmbio flutuante e superavit primário, Marina vem defendendo um Estado necessário. Não deve haver nem um Estado máximo, nem um Estado mínimo. Parcerias com a iniciativa privada e o maior rigor ambiental também são bandeiras da candidata.

O discurso aos investidores foi elaborado pelo economista Eduardo Giannetti, que cuida da parte econômica do projeto de governo, e pelo vice Guilherme Leal, proprietário da Natura Cosméticos, responsável pela ponte com o empresariado. Eduardo e Guilherme acompanharam Marina na viagem a Nova York, ontem à noite. Um dos coordenadores da campanha, Alfredo Sirkis, está na cidade desde segunda. Para hoje está previsto um almoço fechado, com cerca de 50 empresários que têm negócios no Brasil. O encontro com os investidores estrangeiros é promovido pela BM&F Bovespa e dele já participou a candidata do PT, Dilma Rousseff.

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