Título: Anac suspende venda de bilhetes da TAM por atrasos e cancelamentos
Autor: Komatsu, Alberto
Fonte: Valor Econômico, 30/11/2010, Empresas, p. B1

Pela terceira vez em quatro meses, passageiros do transporte aéreo amargaram atrasos e cancelamento de voos por causa do excesso de limite de trabalho de pilotos. Ontem, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu a venda de passagens domésticas da TAM com decolagens previstas até sexta-feira. A empresa chegou a registrar no domingo e ontem cerca de 20% de voos com mais de 30 minutos de atraso e entre 13% e 15% de voos cancelados. As ações preferenciais da TAM fecharam com queda de 1,65% ontem.

No fim de julho, a Gol foi multada em R$ 2 milhões por causa de altos índices de atrasos. Naquela ocasião, a falta de pilotos levou tripulações a extrapolar o limite de 85 horas de voo por mês. Dois meses depois, o mesmo aconteceu com a Webjet. A empresa, assim como a TAM ontem, teve a venda de bilhetes suspensa pela Anac.

A diretora do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Graziella Baggio, diz que não há garantia de que esse problema não ocorra neste fim de ano, durante o Natal e Ano Novo. "Não houve contratações de pessoas. Com muitos voos fretados no fim de ano, os voos da alta estação não têm tripulação suficiente", diz. A Anac pediu às empresas que informem a quantidade de voos fretados no fim de ano. A agência vai avaliar esses dados para definir se haverá limite de voos fretados.

A Anac vai realizar uma auditoria na TAM, enviando inspetores para o centro de operações da companhia e para aeroportos de São Paulo. Os pedidos de acréscimos de voos na malha da TAM também estão suspensos até o fim da auditoria. A expectativa da agência é que a situação esteja normalizada até quarta-feira. Caso a situação se arraste por mais tempo, a Anac pode aplicar novas punições contra a TAM.

A TAM divulgou nota em que justificou os atrasos citando remanejamento de voos e fortes chuvas. Segunda a nota, as chuvas interromperam as operações nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Viracopos (Campinas), Santos Dumont e Galeão (Rio de Janeiro). "Assim, parte significativa da tripulação da TAM foi deslocada para outros aeroportos, o que teve impacto na escala de trabalho para o último fim de semana e o dia de hoje (segunda-feira)".

No fim de julho, a assessoria de imprensa da Gol disse que os atrasos e cancelamentos, então, foram reflexo do intenso tráfego aéreo, fazendo com que tripulações atingissem o limite de horas de jornada de trabalho previstas na regulamentação da profissão. (Com Alberto Komatsu, de São Paulo)