Título: Produto à população jovem é maior aposta
Autor: Arbex, Mauro
Fonte: Valor Econômico, 06/12/2010, Financas, p. C8
A Brasilprev aposta fortemente hoje em um produto oferecido à população jovem, o Brasilprev Júnior, líder no segmento. Com 13 anos de existência, é um dos carros-chefe da empresa e representa mais de um terço do total dos 1,5 milhão de planos ativos da empresa, ou seja, perto de 570 mil. De janeiro a setembro, a arrecadação acumulada do Brasilprev Júnior aumentou 9,2% sobre o mesmo período de 2009. "O Brasilprev Júnior, em geral, está muito associado a uma poupança para suportar aquela fase quando o gasto com educação é maior."
A Brasilprev, assim como as outras empresas, aguarda uma regulamentação de produtos específicos voltados para a saúde e educação, que poderiam ser oferecidos com isenção de 20% de IR sobre os vencimentos. Esses produtos estão na prateleira para serem lançados, mas dependem ainda de decisão do governo. "Existe uma discussão, mas ainda não recebemos nenhuma sinalização de perspectiva de data para isso", afirma.
Para Rosa, "ainda estamos num ciclo de amadurecimento do sistema" de previdência complementar no país. O segmento é muito novo no Brasil e a maioria que faz um plano - na Brasilprev, são pessoas entre 29 anos e 40 anos - "tem a intenção de resgatar o dinheiro, de interromper a estratégia de poupança mais longo." Segundo Rosa, "só teremos uma interpretação melhor do comportamento do cliente da previdência ao longo do tempo." (MA)